Início do conteúdo

Setor de Necropsia da Faculdade de Medicina Veterinária terá novo espaço

DSC_0018webDando sequência a série de assinaturas de contratos de obras nas unidades acadêmicas, o reitor Mauro Del Pino assinou, na manhã desta sexta-feira (8), o contrato da construção de um prédio para o Setor de Necropsia da Faculdade de medicina Veterinária da UFPel. A assinatura do contrato aconteceu na sede da Unidade, no Campus Capão do Leão. A obra que tem previsão de entrega de 150 dias envolve recursos da ordem de R$ 640 mil.

Com o auditório lotado de estudantes de graduação e pós-graduação, o ato de assinatura do contrato contou com a presença do pró-reitor administrativo, Antônio Cleff, do coordenador de Obras e Planejamento Físico, Cleidi Victória Pinto, do diretor da Faculdade, Thomaz Lucia Jr., do diretor adjunto, Éverton Fagonde da Silva, e do diretor da Marques Imóveis, Rui Marques, que venceu a licitação da obra.

A obra faz parte de um conjunto de ações planejadas pela atual gestão, após um estudo de necessidades desenvolvido em 2013. A necessidade da construção de um prédio anexo à Faculdade de Veterinária surgiu com a mudança da sede da unidade para a antiga Reitoria, em 2008, quando a administração da Universidade passou para o Campus Anglo. A estrutura do prédio, antes utilizada para fins administrativos, com escritórios, não oferecia condições especificas necessárias para as atividades de Necropsia que continuaram a funcionar no local anterior.

O diretor Thomaz Lucia Jr. falou sobre a importância da obra que será realizada na sede própria da Faculdade que na maior parte de sua existência esteve em casas emprestadas. O reitor Mauro Del Pino destacou a importância do investimento na infraestrutura da Faculdade de Veterinária que completa 45 anos que coincide com os 45 anos da UFPel. Del pino falou ainda sobre as avaliações dos cursos realizadas pelo INEP, que mostram a realidade vivida pela Universidade quando a avaliação da qualificação dos docentes empurra o conceito para cima e a avaliação da estrutura dos cursos empurra o conceito para baixo. “Por todos estes diagnósticos tornam-se urgentes os investimentos em infraestrutura”, disse.

DSC_0049webApós a assinatura do contrato foi disponibilizado um tempo para perguntas dos estudantes que tiraram dúvidas e buscaram soluções para outros problemas da unidade. Entre os temas abordados pelos estudantes estão o abastecimento de energia elétrica, reparos na rede elétrica, manutenção de banheiros, melhorias no conforto térmico, instalação de uma cantina entre outros. O reitor respondeu todas as questões dos estudantes mostrando comprometimento com os pleitos históricos do Campus Capão do Leão.

Água
Um conjunto de ações da Administração Superior da UFPel promoveu diversas melhorias no abastecimento e qualidade da água. Entre as ações, o restabelecimento da interlocução com a Embrapa/ETB para o tratamento compartilhado da água na Estação de Tratamento de Água (ETA) que atende as duas instituições, a desobstrução do canal e o aprofundamento de seu leito, elevando a lâmina d’água de cerca de 40 cm para cerca de 2,5 metros asseguraram o fornecimento de água no Campus Capão do Leão. A partir daí, a Administração trabalhou na garantia da qualidade da água com a compra de insumos de tratamento, limpeza de reservatórios, monitoramento da qualidade e análise semanal de amostras pelo Laboratório da Agência da Lagoa Mirim o que garante a potabilidade da água. Foram licitados 50 bebedouros que serão instalados em breve.

Energia Elétrica
Outras ações voltadas a regularização no abastecimento de energia elétrica começaram com a renegociação de uma dívida de mais de quatro anos, incidente sobre mais de 70 pontos de consumo da Universidade que possibilitou o apoio da equipe técnica da Companhia para a manutenção da rede interna do campus Capão do Leão. A participação da UFPel no Programa de Eficiência Energética com ações pioneiras e a instalação de dez subestações de energia com geradores solucionarão os problemas históricos de energia. Duas subestações (do CCQFA e do IB) já foram contratadas, a instalação da primeira tem prazo estipulado em 180 dias e as melhorias já serão sentidas em todo o campus com a diminuição da sobrecarga da rede. Os reparos na rede elétrica dos prédios estão planejados segundo um cronograma de necessidades após a regularização no abastecimento de energia.

Transporte
A federalização do trecho de acesso ao Campus Capão do Leão aprovada no final de 2013 permitirá a recuperação das avenidas Três de Maio e Eliseu Maciel que dão acesso ao Campus Capão do Leão, com instalação de iluminação e sinalização. O planejamento inclui ainda a construção de uma ciclovia, recuos para ônibus e um viaduto no entroncamento entre as avenidas Três de Maio e Eliseu Maciel. Com relação aos meios de transportes a administração tem trabalhado na busca de soluções para a qualificação do serviço junto às instituições responsáveis. O reitor Mauro Del Pino encaminhará também pleito dos estudantes da Faculdade de Veterinária com a necessidade de novos horários de transporte coletivo que contemplem as demandas de atividades acadêmicas aos sábados e após as 17h30 durante a semana.

Serviços
Os serviços a serem instalados no Campus Capão do Leão, como cantina, farmácia entre outros, serão planejados com base em uma pesquisa realizada na comunidade universitária que definirá o mix de serviços a ser colocado em áreas de convivência e unidades, não somente do Capão do Leão, mas também de toda a Universidade. A pesquisa pode ser respondida no Cobalto.

Manutenção
O reitor Mauro Del Pino destacou a necessidade de informar a direção dos cursos sobre as necessidades de manutenção da unidade. Em 2013 a Pró-Reitoria de Infraestrutura atendeu seis mil pedidos de serviços, número inédito na UFPel. Em 2012 o número de atendimentos não chegou a três mil. “A Pró-Reitoria de Infraestrutura está preparada para atender as demandas da unidade”, disse.

 

Publicado em 08/02/2014, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Medicina Veterinária, Necropsia, Prédio.