Núcleo de Patrimônio Cultural informa a relação do patrimônio cultural edificado da UFPel

O patrimônio cultural edificado da Universidade Federal de Pelotas é o conjunto de prédios protegidos por lei municipal ou estadual ou federal que por terem inequívoco valor histórico e cultural merecem atenção específica. Por tal razão, diferentes órgãos dos respectivos níveis regulam o uso, a ocupação, a manutenção, a intervenção e a responsabilidade civil por danos causados neste patrimônio.

Os prédios listados abaixo constituem testemunhos insubstituíveis da história da cidade, do estado, do país e da Universidade. Neles, de diferentes modos, estão representadas trajetórias de muitos grupos, portanto, são fontes de conhecimento sobre o passado e importantes elementos da memória social das comunidades.

São os seguintes prédios que constituem este acervo (nome histórico, uso atual):

Escola Eliseu Maciel (Prédio dos Conselhos Superiores)

Instituto de Higiene Borges de Medeiros (Faculdade de Medicina)

Escola de Belas Artes D. Carmen Trápaga Simões

Faculdade de Direito

Faculdade de Agronomia

Faculdade de Odontologia

Cosulã (Campus da Ciências Sociais)

Frigorífico Anglo (Campus Porto)

Laneira Brasileira Sociedade Anônima

Cervejaria Haertel (Brahma)

Cotada (Centro das Engenharias)

Alfândega (Engenharias)

Banco Nacional do Comércio (Centro de Integração do Mercosul)

Casa Senador Joaquim Assumpção (Prédio das Fundações e outros)

Casa Barão de Cacequi (Museu do Doce)

Grande Hotel (Curso de Hotelaria)

Publicado em 07/02/2014, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Núcleo de Patrimônio Cultural, Prédios Protegidos.