Início do conteúdo

Especialista da UFPel ajudou na recuperação de Santa Maria

Passado um ano do incêndio que vitimou 242 jovens que participavam de uma festa na Boate Kiss, em Santa Maria, a Zero Hora publicou, no domingo (26), um caderno especial relatando alguns fatos ocorridos em torno da tragédia. A ajuda da UFPel, uma das primeiras ações da atual gestão, foi destaque na página 21 do caderno, que conta um pouco dos serviços prestados pelo professor Ney Bruck, especialista em Psicologia das Emergências.

A UFPel foi a única universidade que ajudou na recuperação de Santa Maria. O professor passou dez dias na cidade do centro do estado atendendo familiares das vítimas, sobreviventes do sinistro e profissionais e voluntários que trabalharam na ocorrência, em especial, estudantes do curso de Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria.

De acordo com o professor, que tratou do stress pós-traumático das turmas que perderam vários colegas na tragédia, o serviço realizado com os estudantes do curso de Veterinária foi muito importante para a reestruturação dos jovens abalados. Os resultados são evidenciados por diversos fatores como o fato do curso ter sido o primeiro a conseguir promover uma confraternização após o incêndio e, como destaca a reportagem da Zero Hora, não ter registrado nenhuma desistência após o sinistro.

O professor já trabalhou em outros eventos adversos como a enchente que atingiu Santa Catarina no final de 2008 e os deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro, em janeiro de 2011. Ele coordena, na UFPel, um Grupo de Pesquisa e Ação em Psicologia das Emergências.

O caderno da Zero Hora pode ser acessado pelo link http://edition.pagesuite-professional.co.uk//launch.aspx?eid=c06ca5fc-6137-45b4-b753-4c24277c49db.

Publicado em 29/01/2014, na categoria Notícias.