Leitura dramática em francês: Candide, de Voltaire

O curso de Francês “Gilda Maciel Alves”, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, fará uma apresentação única de “Candide” de Voltaire no dia 30 de janeiro às 19h, no Casarão n° 8 da Praça Coronel Pedro Osório.

O projeto Teatro em Francês da trupe Molière do curso “Gilda Maciel Alves” está em sua quarta edição, apresentando anualmente leituras encenadas de autores franceses. Este ano, o Centro de Letras e Comunicação e o Núcleo de Artes Cênicas da UFPEL associaram-se ao grupo, através de um projeto de extensão.

A obra escolhida foi “Candide”, o famoso conto filosófico de Voltaire, publicado em 1759 e adaptado para o rádio por Jean Tardieu nos anos 40. Com várias edições no Brasil, o texto foi relançado pela Companhia das Letras no ano passado com o título “Cândido ou o Otimismo”. Trata-se do relato satírico da trajetória de um jovem ingênuo que recebe de seu preceptor, Pangloss, uma visão otimista da vida. Expulso do castelo onde convivia com a adorável Cunegunda, Cândido viajará por vários países, passando por uma série de desventuras e desgraças, algumas ligadas a fatos históricos, como o terremoto que arrasou Lisboa em 1755, a Inquisição e a Guerra dos Sete Anos (1756-63), até desencantar-se com a filosofia panglossiana. Retrato irônico de seu tempo, crítica à intolerância religiosa, à escravidão e aos idealismos exacerbados, o conto do filósofo das Luzes já foi apresentado várias vezes nos palcos brasileiros.

A leitura dramática tem em seu elenco os estudantes Antonio Santana, Hirina Renner Júlia Costa Mendes, Luísa Zanini Vargas, Mariana Barbieri, Ruan Aramis Pinto e as professoras Maria Laura Alves e Maristela Machado. A direção cênica é de Hirina Renner, Mariana Barbieri é responsável pela fotografia e programação visual e Taiane Damaceno se ocupa da sonoplastia. A Professora Mariza Zanini também colabora com o projeto.

A entrada é franca.

Publicado em 24/01/2014, na categoria Notícias.