Festival SESC: música invade Campus Porto

DSC_0051 Delicados acordes de canções eruditas e populares reverberaram pelas dependências do Bloco A do Campus Porto na manhã desta sexta-feira (24). O hall de entrada da Reitoria ficou repleto de estudantes e servidores que apreciavam a apresentação de um quinteto de sopro, promovido pelo Festival Internacional SESC de Música, através do seu módulo Festival na Comunidade.

IMG_0628Para executar um repertório que incluiu um fragmento da ópera Carmen, de Bizet, a canção cubana La Comparsa e composições brasileiras de Pixinguinha e Ernesto Nazareth, o quinteto usou seus instrumentos – flauta, clarinete, oboé, fagote e trompa – e tornou diferente a rotina do Campus.

A flautista Cláudia Schreiner, componente do quinteto, espera que a iniciativa tenha alegrado os ambientes de trabalho e estudo. Ela conta que considera gostar muito do trabalho de levar música para espaços inusitados, pois isto dá a impressão de que a música, em especial a erudita, não é distante: “Tem gente que diz que não gosta, mas talvez não conheça. É um preconceito sem fundamento”.

Para aproximar as canções e os instrumentos que são mais conhecidos no meio erudito, ela explica que o repertório é montado de forma a mesclar músicas mais conhecidas com outras mais históricas.

O Festival Internacional SESC de Música chega em 2014 à sua quarta edição. A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal de Pelotas. Clique aqui e confira a programação completa do Festival.

Publicado em 24/01/2014, na categoria Notícias.