Extinção do Cead será votada em março

DSC_0806WEB O Conselho Universitário (Consun) da UFPel deverá votar no começo do próximo semestre letivo, provavelmente ainda em março, a extinção do Cead (Centro de Ensino a Distância), que está sendo proposta pela Administração Superior, ao mesmo tempo em que deverá ser apreciada a criação do Cped (Coordenação de Programas de Ensino a Distância). Pela proposta, os cursos a distância passam para as unidades acadêmicas onde funcionam seus correspondentes presenciais.

O adiamento foi definido pelo Consun na reunião desta quinta-feira (23), já que o assunto ainda carece de parecer da Comissão de Legislação e Normas (CLN) e também porque, em função de a extinção ter de ser feita por alteração regimental, a pauta deve ser tratada em reunião chamada especificamente para este fim, o que não era o caso desta quinta, uma reunião ordinária e com outros pontos de pauta.

Até março, os conselheiros e diretores de unidades que receberão os cursos a distância, em caso de extinção do Cead, serão mais subsidiados sobre o tema que vem polemizando parcela significativa da comunidade.

O adiamento da votação não impediu um debate acalorado e profundo sobre o tema, que dominou os conselheiros por mais de três horas. As discussões chegaram à eleição para direção do Cead, ocorrida em 2013 e não reconhecida pela Reitoria. O tema ganhou tamanha proporção nos embates que será incluído como ponto de pauta da próxima reunião do Consun.

Como a questão do Cead não teve definição, a criação do Cped também não foi apreciada, pois são temas ligados.

Filosofia
Independente de onde ficará, o Consun aprovou nesta quinta a criação do curso de Licenciatura em Filosofia a distância do Ifisp (Instituto de Filosofia, Sociologia e Política). O curso surge no Ifisp e necessitava ser criado, pois foi aprovado no Cocepe (Conselho Coordenador de Ensino, da Pesquisa e da Extensão) e já recebeu recursos para seu funcionamento.

Publicado em 24/01/2014, na categoria Destaque.