Prêmio de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar

Não é de hoje que as pessoas procuram facilitar as tarefas diárias. Nos idos tempos de antigamente, a roda transformou o mundo e, até hoje, inovações e inventos tornam as atividades mais simples de serem desenvolvidas. No caso da agricultura e pecuária não é só de grandes inventos que falamos, mas também, de inovações para a pequena propriedade, muitas vezes, realizadas pelo próprio produtor rural.

Ao ter em mente todos estes inventos que podem estar “escondidos” pela região, a coordenação da Expoagro Afubra 2014 decidiu por realizar o Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar, na categoria Inventor. A parceria é da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) com o Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/UFPel).

Podem participar inovações em máquinas agrícolas, do Rio Grande do Sul, desenvolvidas fora de instituições de ensino, pesquisa e extensão; por agricultores, inventores e/ou pequenas oficinas que não se caracterizam como fábricas ou empresas, e que sejam usados na agricultura familiar. As inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro de 2014, na matriz da Afubra (em Santa Cruz do Sul/RS, no Departamento da Expoagro), ou pelo site www.afubra.com.br, no link da Feira.

A avaliação será realizada em duas etapas. A primeira, no início de março, quando a Comissão Julgadora de Campo visitará os locais onde se encontram os equipamentos inscritos para conhecê-los e entrevistar o desenvolvedor. De todas as máquinas ou equipamentos visitados serão selecionados três para serem expostos durante a Expoagro Afubra 2014, onde serão classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar. A premiação será com troféus alusivos e os agricultores, inventores e/ou pequenas oficinas ficam autorizados a utilizar, nestes equipamentos ou máquinas, e nos respectivos materiais de divulgação, o selo promocional especialmente criado para esta finalidade.

A Comissão Julgadora de Campo será formada pelos professores Roberto Lilles e Antônio Lilles, do Nimeq/Ufpel, e pelo professor Maurício Henrique Lenz, do curso de Engenharia Agrícola da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Publicado em 06/01/2014, na categoria Notícias.