Convênio estreita relações com a Universidade Nacional de Assunção

DSC01541O reitor Mauro Del Pino recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira(16) comitiva de professores da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Nacional de Assunção (UNA/Paraguai), que foi conduzida à reitoria pelo diretor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), Manoel Luiz Brenner de Moraes, pelo vice-reitor Jerry Zanuzzo, e por um grupo de professores da área de Sementes da Faem. O objetivo da visita foi a assinatura de um convênio de cooperação acadêmica entre as duas instituições, formalizando uma parceria já existente há muitos anos.

DSC01547Representando a instituição paraguaia, estiveram presentes o diretor e vice-diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, respectivamente Lorenzo Meza Lopes e Miguel Angel Ruiz Diaz, além do professor Líder Ayala Aguilera, da área de Sementes daquela unidade. A área de Sementes da UFPel foi representada pelo professor Antônio Carlos Albuquerque Barros e pelo engenheiro agrônomo Geri Eduardo Meneghello.

O acordo celebrado entre a UFPel e a UNA objetiva criar condições de cooperação em áreas que sejam de comum interesse entre as duas Instituições, com efeitos benéficos para ambas. As ações estarão voltadas ao desenvolvimento de um programa de cooperação técnico-cultural-científica e de extensão, através de projetos específicos para cada ação a ser desenvolvida, priorizando-se o apoio à mobilidade acadêmica discente nos cursos de graduação.

A vinculação da área de Sementes da Faem com a Universidad Nacional de Assunción vem de longa data e, mais recentemente, decorrem do Programa Capes PPCP-Mercosul, que tem por finalidade a seleção de projetos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, bem como o fomento ao intercâmbio de doutorandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, na mesma intensidades, prevendo missões de estudo e de trabalho, a primeira voltada a acadêmicos e a segunda direcionada a professores.

Na oportunidade, o reitor Mauro Del Pino manifestou a satisfação de institucionalizar uma interação que já se verificava de fato. Ele destacou a importância de tornar mais fraternas e sólidas as relações entre as universidades latinoamericanas, promovendo também a interação destas com instituições dos continentes africano e asiático.

Del Pino enfatizou que, ao longo dos anos, a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel é a instituição que tem dado maior visibilidade à UFPel, permitindo também que os estudantes se apropriem de outras culturas.

Publicado em 16/12/2013, na categoria Notícias.