Projeto Tópicos de Matemática Elementar divulga dados estatísticos

O projeto de ensino Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo, mantido por professores do Departamento de Matemática e Estatística, em parceria com o Instituto de Física e Matemática e a Pró-Reitoria de Graduação, divulga para a comunidade da UFPel os dados estatísticos referentes a atuação do Projeto no semestre 2013/1.

No total, foram mais de 481 alunos atendidos pelos monitores do projeto, em horários extraclasse, totalizando 2006 atendimentos. Dos alunos que frequentaram as monitorias do projeto por pelo menos oito vezes ao longo do semestre, 64,78% obtiveram aprovação na disciplina de matemática cursada.

O Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo existe desde 2010 e visa reforçar conteúdos de matemática básica e auxiliar os alunos nas disciplinas de Cálculo e, como consequência, diminuir os índices de reprovação nestas disciplinas. Para isso, o Projeto conta atualmente com monitores dos mais diversos cursos de graduação da UFPel.

O coordenador do projeto, professor Cícero Nachtigall, ressalta que os alunos atendidos pelo projeto vêm obtendo, desde a sua criação, índices de aprovação acima de 60%. Segundo ele, este índice reflete a necessidade de ações como estas, que visam auxiliar os alunos com dificuldades principalmente nas disciplinas iniciais de matemática. Ele lembra que os alunos atendidos possuem, em geral, grandes dificuldades em matemática e, sem este acompanhamento, dificilmente obteriam êxito nas disciplinas de cálculo, necessitando de mais tempo para sua formação em cursos de ciências exatas ou engenharias, o que pode levar o aluno até a desistir do curso.

O coordenador ressalta que, pela primeira vez, o projeto conseguiu realizar mais de 2000 atendimentos em um único semestre, embora este número pudesse ser ainda maior se os monitores estivessem atuando no primeiro mês do semestre 2013/1. Segundo ele, o expressivo aumento no número de atendimentos se deve, em parte, a destinação de espaço mais adequado para o trabalho dos monitores: mais de 90% dos atendimentos ocorreram na sede do Curso de Licenciatura em Matemática, no centro de Pelotas, local destinado ao Projeto desde março de 2013.

O grupo permanente, formado pelos professores Alexandre Molter, Camila Pinto da Costa, Cícero Nachtigall, Luciana Chimendes e Rejane Pergher, todos do Departamento de Matemática e Estatística, é responsável por coordenar as diversas ações do projeto. Dentre estas ações, pode ser destacado o atendimento individual de um monitor por turma participante do projeto e os Cursos de Matemática Básica, que são oferecidos aos alunos da universidade que têm matemática na grade curricular na semana que antecede o início das atividades de cada semestre letivo e no decorrer do mesmo. Além do grupo permanente, o Projeto conta com diversos professores colaboradores, que são incluídos semestralmente e que participam recebendo um monitor na sua turma.

Os professores da UFPel que desejarem participar do Projeto, recebendo um monitor em sua turma e participando como colaboradores, devem entrar em contato com o Departamento de Matemática e Estatística ou pessoalmente com os professores do grupo permanente. As disciplinas atendidas são Pré-Cálculo, Cálculo 1, Cálculo 1A, Cálculo I, Cálculo 2, Cálculo II, Cálculo 3 e Cálculo III.

Publicado em 04/12/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Matemática.