Desenvolvimento Regional é pauta de encontro na Reitoria

DSC01367A UFPel recebeu nesta terça-feira(3) a visita de uma comitiva de representantes do Governo do Estado, Fiergs e Petrobras, ciceroneada pelo secretário de Desenvolvimento do município de Pelotas, Fernando Estima. O grupo prestigia palestra sobre Desenvolvimento Industrial e o cronograma de atividades de exploração da Bacia Pelotas, a ser proferida na Charqueada Pelotas pelo executivo da Petrobras Irani Carlos Varella, por ocasião de evento do Arranjo Produtivo Local (APL) do Polo Naval.

Entre as autoridades presentes ao encontro com a Administração Superior da UFPel, destaca-se, além de Varella, as presenças do diretor do Comitê de Competitividade em Petróleo e Gás da Fiergs, Marcus Coester, e do vice-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Aloísio Nóbrega.

Na oportunidade, o secretário Fernando Estima apresentou uma projeção sobre as ações voltadas ao desenvolvimento da região e destacou a importância das Universidade nesse contexto. “O pessimismo imposto pelo declínio econômico está superado”, afirmou Estima, lembrando que os indicadores de desenvolvimento do eixo sul, compreendido entre Porto Alegre e Rio Grande, estão muito acima dos parâmetros nacionais. Segundo ele, investimentos no polo naval, nas áreas de celulose e na exploração da Bacia de Pelotas projetam um cenário ainda mais alvissareiro. “Além do segmento do agronegócio, que historicamente destaca-se na economia regional, há múltiplas oportunidades em áreas como desenvolvimento de software, automação, mecânica de precisão”, observou, saudando também as novas ações voltadas à infraestrutura.

DSC01347Para o reitor Mauro Del Pino, cresce a responsabilidade da UFPel no sentido de articular-se e reproduzir internamente esse debate, de forma a mostrar-se comprometida com o projeto de desenvolvimento da região. A opinião é compartilhada pelo coordenador de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Mário Canever, que acredita que é preciso aproveitar o potencial humano da instituição e criar uma plataforma de sustentação para o desenvolvimento futuro.

Del Pino destacou a vocação agrária da UFPel e o processo de transformação da Universidade com o crescimento da área de Engenharias e Humanas, e a importante atuação da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, que além do gerenciamento de águas está criando centros de capacitação e formação de mão de obra e apoiando investimentos na região.

DSC01349Em sua intervenção, o representante da Petrobras, Irani Varella citou o exemplo de Macaé, no Rio de Janeiro, destacando a falta inicial de uma visão estruturante. Ele disse que é preciso conceber o desenvolvimento de uma forma articulada, através de uma dinâmica de evolução e sobre uma base sólida de conhecimentos. Lembrou a importância das relações sociais e a construção de uma relação de confiança, “mais importante do que a busca do lucro no curto prazo”.

Publicado em 03/12/2013, na categoria Notícias.