UFPel participa da formação de Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior

acrulac-elacesRealizou-se em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 26 de novembro, junto à reitoria da UFMG, o “Encontro de Instituições e Responsáveis de Educação Superior da América Latina e Caribe”, representada por redes de universidades e conselhos de reitores de diferentes países, para construir uma integração em rede das associações e dos conselhos já existentes na região, com participação dos governos e de organismos internacionais, como Unesco e Celac.

O encontro contou com representantes de conselhos de reitores do Brasil (Andifes, Crub), Argentina, da região Andina, América Central e Caribe e associações (Associação de Universidades do Grupo Coimbra, UDUAL, CGRIFES, FAUBAI e RELARIES), além de representantes de movimentos estudantis (UCLAE) cobrindo toda região da América Latina e Caribe. Não se trata de uma iniciativa que iniciou neste ano, mas de um diálogo de longo termo que vem sendo construído entre tais atores, retomando a CRES de 2008, realizada em Cartagena.

A iniciativa propõe a construção de um espaço permanente para concertação de políticas educacionais que promova cooperação acadêmica intrarregional. Atualmente as mobilidades e os processos de cooperação ocorrem muito mais por países da região com outros fora dela, notadamente da Europa e América do Norte, do que entre as IES da América Latina e do Caribe, sendo que as políticas de governo tendem a perpetuar estas tendências.

O encontro deu origem à formação da ACRULAC – Associação de Conselhos de Reitores de Universidades da América Latina e do Caribe – e a ELACES – Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior.

Mais informações em: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/educac%C3%A3o/ufmg/26112013-49344-criada-associacao-de-conselhos-de-reitores-latino-americanos-e-caribenhoshttps://www.ufmg.br/online/imprensa/arquivos/031115.shtml.

Publicado em 27/11/2013, na categoria Notícias.