Cardápio do RE empregará produtos oriundos da agricultura familiar

SAM_0338Com o objetivo de avançar na estruturação de compras de alimentos oriundos da agricultura familiar, para serem consumidos no Restaurante Escola da UFPel, foi realizada na quarta-feira(20), no auditório da Agência da Lagoa Mirim,  mais uma reunião entre representantes da Universidade, Fundação de Apoio Universitário (FAU), Fundação Simon Bolívar, Fundação Delfim Mendes, Emater e diversos integrantes de cooperativas de agricultura familiar.

Participaram do encontro o diretor-presidente da FAU, Fundação Simon Bolívar e Fundação Delfim Mendes, Cristiano Guedes Pinheiro; o representante da assessoria de convênios da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim/UFPel, Elias Santos; a  chefe da unidade de cooperativismo da Emater, Sonia Desmon; a assistente técnica regional na área social da Emater, Cleria Jacondino; a gerente regional da Emater, Karin Peglow; o secretário de Desenvolvimento e Turismo de Pelotas, Fernando Estima; o representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/DECOOP), Ari de Davi; o coordenador administrativo do Programa Interdisciplinar de Restaurante Escola (Pires/FAU), Vagner Vargas; e representantes de mais de 30 cooperativas relacionadas à agricultura familiar. Os trabalhos ainda contam com o apoio e participação da pró-reitora de Assuntos Estudantis (Prae), Rosane Brandão e de toda a Administração Superior da UFPel.

O grupo vêm realizando encontros regulares e os trabalhos prosseguem nas próximas semanas, visando organizar as sistemáticas de compras de alimentos oriundos da agricultura familiar para o ano de 2014. Esse movimento vem ao encontro da política da atual gestão da Universidade em colaborar para o desenvolvimento regional da cadeia produtiva e econômica. Além disso, a aquisição de alimentos da agricultura familiar também possibilita uma garantia de proximidade no contato entre a instituição e os produtores com o intuito de oferecer à comunidade universitária alimentos com melhores qualidades nutricionais.

De acordo com o presidente da FAU, Cristiano Pinheiro, o gasto anual com a compra de alimentos para os restaurantes chega a dois milhões de reais e a meta da atual administração da UFPel é adquirir cem por cento dos produtos da agricultura familiar nas refeições. “Isso significa que esse valor poderá permanecer na região através das compras pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal”, observou.

Entre as cooperativas participantes estão a Coopamb, Sul Ecológica, Coopesca e Cafsul, ambas de Pelotas; Coopar, de São Lourenço do Sul; Cooperativa União dos Agricultores Familiares de Canguçu; Coopava, de Piratini; Cooafan, de São José do Norte; CooperTuruçu; Cooperativa de Ovinos e Mel de Pedro Osório (Comelpo); e Coopap, de Arroio do Padre.

Publicado em 22/11/2013, na categoria Notícias.