V Seminário da Consciência Negra de Pelotas

DSCF0125O Grupo Design, Escola e Arte, coordenado pela professora Rosemar Gomes Lemos, a Associação dos servidores da UFPel e a 5ª CRE estão realizando evento durante a Semana da Consciência Negra, entre os dias 14 e 22 de novembro, como parte do V Seminário da Consciência Negra de Pelotas, tendo este a culminância na sessão Kizomba na Baronesa, que ocorreu no dia 17 de novembro, no parque da Baronesa, bairro areal, entre as 14 e 18 horas com intensa participação do público.

O nome do evento foi escolhido devido ao seu significado. Kizomba era a festa do povo negro que resistiu bravamente à escravidão. Era congregação, confraternização, resistência. Um chamado à luta por liberdade e por justiça. Kizomba era festa e resistência cultural de um povo. Era a exaltação da vida e da liberdade (alquimia.org). No evento foram disponibilizadas as oficinas: confeccção de: Abayomis, bonecas de argila, de máscaras africanas, de grafitti, de história em quadrinhos com Jonas Fernando, turbantes, de bijouterias, stencil, penteados afro, brincadeiras infantis, street dance (com a participação do Paulinho e o grupo Trem do Sul, de Capoeira com Mestre Jarrão.

De forma lúdica a cultura negra foi conhecida e vivenciada, temas relacionados à contribuição africana na cultura brasileira e história da África foram abordados. O objetivo do evento foi promover o cumprimento da lei 10.639/2003, mediante um projeto de extensão universitária que aliou, ensino, pesquisa e extensão, visto que todas as oficinas foram propostas e desenvolvidas com a participação de universitários dos cursos de História, Geografia, Jornalismo, Artes Visuais Licenciatura, Design Digital, Tecnologia em Geoprocessamento e Ciências Sociais. Trabalharam na equipe 20 pessoas, entre professores, alunos bolsistas de extensão universitária e voluntários além de arte–educadores e a Griô Sirlei Amaro. O grupo Design, Escola e Arte existe desde 2008 e tem por foco fazer uso do conhecimento construído na universidade para reduzir as desigualdades sociais e promover a sustentabilidade.

Fazem parte da coordenação do grupo os professores Rosemar Gomes Lemos, Ana Paula Batista Araujo, Nunes Homrich, Jocelem Mariza Soares Fernandes Ribeiro, Rita de Cássia Coimbra Reis, Ivone da Graca, Marivan Pinho e Amilcar Barum; o corpo dicente responsável pela elaboração e implementação do evento é formado por: Andressa Mourão Duarte (UFPel), Lisandra Furtado Duarte (UFPel) Diego Schmitz (UFPel), Paula Lima (UFPel), Natalie Geny Silva Braz (UFPel), Gabriel Acosta Insaurriaga (UFPel), Luciana Rodrigues Fernandes (UFPel), Mariana Vaiss Freitas (UFPel), William Machado da Silva (UFPel), Nadiele Ferreira Pires (FURG), Vinícius Silva de Abreu (UFPel), Claudinei Caetano Lemos (Faculdades Anhanguera Educacional – Unidade Pelotas), Josiane Medeiros Gomes (Esc. E.E.M. Mosenhor Queiroz), Renan Gomes Lemos (Colégio Albert Einstein – Pelotas – RS). Nesta quinta edição, o Seminário da Consciência Negra de Pelotas – UFPel tem por tema central a Juventude Negra. O Grupo Design, Escola e Arte, organizador e coordenador do evento, buscando a valorização desta etnia e de seus ideais, tem por pretensão apresentar e discutir temas relacionados ao povo negro, que ergueu cidades, fez história e contribuiu para o enriquecimento da cultura do Brasil.

Focados nessas ações, o V SECONEP está homenageando aqueles que fazem das questões raciais uma luta constante em suas vidas, a Juventude Negra de Pelotas, não obstante, homens que lutaram pela preservação da cultura e defesa dos direitos da população negra:
Rubinei Machado e Mestre Baptista. Para tanto alunos do curso de cinema e jornalismo elaboraram um vídeo contendo o histórico e reportagens acerca dos homenageados que será apresentado na Sessão Solene no próximo dia 21 de novembro no Centro de Integração do Mercosul.

A realização do evento somente está sendo possível graças ao apoio da Universidade Federal de Pelotas através das Pró-reitorias de Extensão e Cultura e de Infra-estrutura, 5ª CRE, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Justiça Social, Associação dos Servidores da Ufpel, Associação de Cabos e Soldados Policiais Militares, Associação de Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar, Sindicato dos Trab. Transportes Rodoviarios de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores da Alimentaçao de Pelotas, Centro das Artes, Banco do Brasil, Biscoitos Zezé, Buffet Noeli, Papelaria Alternativa, Papelaria D. Pedro I, Papelaria Delta, Papelaria Papel Mix, Aquacor tintas, América Latina Brinquedos, Padaria Nossa Senhora de Fátima e Padaria Colosso. A programação do evento pode ser visualizada no Blog do evento:
http://www.seconep.blogspot.com.br/ e os registros nas páginas do Facebook:
https://www.facebook.com/grupodeaufpel e https://www.facebook.com/seconep.

Publicado em 18/11/2013, na categoria Notícias.