Programa de intercâmbio internacional entre projetos de extensão e cultura é apresentado em Fórum Nacional

antonio_forproexUm programa do MEC para oportunizar o intercâmbio internacional entre projetos e programas de extensão e cultura é a ideia básica da proposta apresentada ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (o Forproex) na semana passada, em Palmas (Tocantins), pelo coordenador da Comissão de Relações Internacionais do Fórum e Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPel, Antônio Cruz. Fazem parte da mesma comissão os pró-reitores de extensão da Universidades Federais do Ceará,  Márcia Machado, do Acre, Enock Pessoa, da Região do Semiárido, Luiz Augusto Cordeiro, e da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, Ana Lúcia Souza.

A proposta prevê a destinação de recursos para projetos de intercâmbio entre equipes de extensão de diferentes países. Assim, equipes (1 professor + 1 técnico + 3 estudantes) de projetos consolidados em universidades públicas brasileiras poderão deslocar-se a um país estrangeiro para interagir com iniciativas similares às suas, integrando-se ao trabalho de extensão de um grupo acadêmico local, atuando em parceria junto a uma “comunidade” (um espaço territorial, uma identidade étnica ou social, uma organização social etc.).

Segundo a ideia, os extensionistas brasileiros deverão receber recursos para compra de passagens e bolsas de auxílio à sua permanência no estrangeiro, enquanto a universidade visitada deve garantir seu alojamento e suas condições de deslocamento e de trabalho.  O período das vivências deverá variar entre 4 e 6 meses e poderá ser também na modalidade “ida-e-volta”, com uma vivência complementar da equipe estrangeira junto ao grupo brasileiro, em período subsequente.

O documento prevê também critérios de seleção para as propostas de intercâmbio, que deverão ser apresentadas conjuntamente pelos grupos nacionais e estrangeiros, sendo priorizadas as parcerias com universidades latino-americanas, africanas e asiáticas (“países em desenvolvimento”).

A proposta, aprovada pelo Forproex, será agora encaminhada ao Ministério da Educação em busca de apoio do Governo Federal, em audiência marcada para o dia 16 de dezembro.

A íntegra do documento pode ser acessada no link:  http://wp.ufpel.edu.br/prec/files/2013/11/inter_ext.pdf.

Publicado em 18/11/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags PREC.