Comitiva da UFPel solicita apoio do Governo do Estado

201311181339026903ca181113Na manhã da segunda-feira, 18 de novembro, antes da reunião-almoço dos Reitores das Universidades Públicas do Rio Grande do Sul com o Governador do Estado, o reitor Mauro Del Pino teve uma audiência particular com Tarso Genro.

Na oportunidade, o reitor apresentou o diagnóstico da instituição realizado pela administração superior da UFPel nos primeiros seis meses de gestão juntamente com a situação atual da Universidade, bem como os projetos em desenvolvimento. No encontro, o reitor da UFPel e solicitou apoio do Estado na implementação das ações de qualificação da instituição, mostrando a importância do apoio do Palácio Piratini à emenda parlamentar que destina R$ 30 milhões para serem investidos em moradia estudantil no estado do RS.

Na reunião-almoço, o Fórum de Reitores das Universidades Federais do RS apresentou ao Governador a proposta de transformação desta organização em um Fórum dos Reitores das Universidades Públicas do RS, o que permite a inclusão da UERGS na entidade. A proposta foi acatada tanto pelo Governador quanto pelo Secretário de Ciência, Inovação e desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, titular da pasta onde está lotada a UERGS, que ressaltou a importância da articulação entre Universidades e Governo do Estado neste Fórum.

Os reitores apresentaram ao Governador a proposta de criação de três centros universitários:

– Centro de Estudos para o Desenvolvimento Social e Econômico, que se constitui em um centro de estudos e pesquisas orientado para o alinhamento e potencialização de iniciativas existentes nas áreas de inovação e pesquisa, visando a criação de bancos de dados unificados que permitam a de expertises em diversas áreas, de forma a consolidar o protagonismo das Universidades e do Governo do Estado na geração e fomento a programas de desenvolvimento.

– Centro de Pedagogia Universitária, destinado a promover a formação inicial e continuada de docentes das universidades públicas do RS.

– Centro de Formação para Gestores Públicos, que visa gerar diagnósticos da realidade dos municípios gaúchos e desenvolver programas de capacitação de agentes públicos, de forma a desenvolver a qualificação na elaboração de projetos e na captação de recursos.

No encontro, os representantes das Universidades Públicas do Estado do Rio Grande do Sul indicaram o reitor da UFPel como interlocutor das universidades públicas com o Governo do Estado, a fim de estabelecer uma agenda de trabalho do Fórum junto às Secretarias de Estado de Educação e de Ciência, Inovação e Desenvolvimento.

Publicado em 18/11/2013, na categoria Destaque.