Início do conteúdo

Campus Capão do Leão recebe ações de infraestrutura

A Administração Superior da UFPel não tem poupado ações e investimentos para melhorar a infraestrutura e as condições de trabalho e de estudo no Campus Capão do Leão. As ações são nas áreas da energia, da água, do acesso rodoviário ao Campus e dos serviços à comunidade.

Energia
img_9263Um dos problemas que mais preocupam a comunidade acadêmica, o abastecimento de energia elétrica no campus Capão do Leão, tem importante encaminhamento de solução desde o começo do ano, quando a Reitoria começou a manter contatos com a presidência da CEEE . O presidente da Companhia, Sérgio Dias (de óculos), esteve em visita à Reitoria em fevereiro. No encontro com o reitor Mauro Del Pino e assessores, Dias tomou conhecimento das demandas na área de energia da Universidade e as encaminhou dentro da CEEE.

DSC_0398Resultado da nova relação estabelecida com a CEEE, a partir da renegociação de uma dívida de mais de quatro anos, incidente sobre mais de 70 pontos de consumo da Universidade, a UFPel contou com o apoio da equipe técnica da Companhia no dia 16 de agosto, para manutenção da rede interna do campus Capão do Leão. Numa primeira averiguação, haviam sido identificados três pontos críticos, que apresentavam aquecimento nos cabos, colocando em risco o abastecimento.

Segundo o pró-reitor Administrativo, Antônio Carlos Cleff, a Universidade aproveitou o desligamento programado pela CEEE para troca de postes na avenida Eliseu Maciel, para realizar manutenções internas no campus. “Felizmente, fomos contemplados com a colaboração técnica da CEEE”, comemorou Cleff.

O trabalho foi acompanhado pelo responsável pela área elétrica da prefeitura do campus, Valdir Lemke, e pelo engenheiro eletricista Leader da Silva Oliveira, do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética (Labcee) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb/UFPel), além do pró-reitor de Infraestrutura, Gilson Porciúncula.

DSC_0439Numa parceria entre os cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação e Labcee são também realizadas aferições nos sistemas elétricos da Universidade, através de um aparelho analisador de energia. “Posteriormente, é possível compatibilizar os dados do equipamento com os dados da CEEE”, explica o engenheiro Leader Oliveira.

No dia 14 de agosto, a equipe da UFPel foi recebida pela Gerência Regional da CEEE, em reunião que serviu para estreitar os laços entre as duas instituições e apresentar solicitações pontuais da Universidade, como a unificação das datas de vencimento e locais de entrega das mais de 70 contas de energia da UFPel; a contemplação com o parâmetro de tarifa rural (buscando uma tarifação mais baixa), para locais como o Centro Agropecuário da Palma, Horto Botânico, áreas de pomares e o próprio campus Capão do Leão; e o treinamento do pessoal da Universidade para operar a rede de média tensão. Também foi solicitado que a Companhia avise com antecedência os desligamentos programados.

Outra questão abordada foi a inclusão da UFPel no Programa de Eficiência Energética, em cuja área a Universidade tem ações pioneiras e projetos prontos para serem implementados e em cujo programa a CEEE tem a previsão de investimentos na ordem de 1%. Os resultados são obtidos a partir da troca do sistema de iluminação por lâmpadas e reatores mais eficientes.

Subestações
A UFPel está projetando a instalação de dez subestações no Campus Capão do Leão. Duas já estão em fase de licitação, a do CCQFA e a do IB. O projeto da rede elétrica do IB já está em fase de pregão.

Água
O abastecimento e a potabilidade da água que abastece a comunidade universitária do campus Capão do Leão, que antes representava uma constante preocupação e ameaçava as atividades de ensino, pesquisa e extensão, deixou de ser uma apreensão. Graças a um conjunto de ações implementadas pela Pró-Reitoria de Infraestrutura (Prainfra) da UFPel, através da Coordenação de Gestão Ambiental, no início da atual gestão, foram assegurados não só o fornecimento em maior escala como índices que atendem aos padrões de potabilidade referenciados pelo Ministério da Saúde.

Segundo o coordenador de Gestão Ambiental, professor Amauri Barcelos, o ponto de partida foi o restabelecimento da interlocução com a Embrapa/ETB para o tratamento compartilhado da água na Estação de Tratamento de Água (ETA) que atende as duas instituições. A falta de chuva nos meses de verão e o aumento do número de estudantes no campus, aliados ao assoreamento do canal, impunham interrupções no abastecimento, o que levou, como medida inicial, à contratação de um serviço de desobstrução do canal e o aprofundamento de seu leito, elevando a lâmina d’água de cerca de 40 cm para cerca de 2,5 metros. Outra medida foi a limpeza da canalização que conduz a água bruta até a ETA.

Por outro lado, a qualidade precária da água do manancial (arroio Padre Doutor), motivada pela excessiva presença de ferro e manganês no solo e a presença de dejetos, exigia um sistema de tratamento regular e eficaz e a avaliação periódica da qualidade.

Foi providenciada a aquisição de insumos para o tratamento – não realizada há mais de um ano –, além da opção por insumos líquidos e da aquisição de bombas dosadoras para aumentar a precisão do tratamento.

A qualidade da água é permanentemente monitorada e o tratamento é realizado diariamente das 5h às 22h. Além disso, são feitas coletas semanais de amostras para análise no laboratório da Agência da Lagoa Mirim (ALM), bem como reuniões quinzenais de avaliação entre os técnicos das duas instituições.

Potabilidade
Conforme tabela que pode ser conferida no arquivo Parametros_Lab_Bioquimica, os índices de potabilidade não apenas atendem aos padrões referenciados pela Agência nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como são iguais ou superiores a algumas estações de tratamento de água do Sanep. Cumpre-se assim o compromisso assumido pela atual gestão ainda durante a campanha para a Reitoria da UFPel.

Como medidas paralelas, o pró-reitor de Infraestrutura, Gilson Porciúncula,  menciona a recuperação e limpeza de reservatórios, a instalação de bebedouros nos diversos prédios do campus e a instalação de um sistema de torneiras em frente ao Restaurante Escola.

Bebedouros
A UFPel está comprando 50 bebedouros para serem instalados em todo o Campus Capão do Leão. Eles serão ligados diretamente à rede e devem ser instalados nos primeiros meses de 2014.

Estrada
Quanto à estrada que liga Pelotas ao Campus Capão do Leão, existe a expectativa, em Brasília, de que a federalização da via saia ainda neste ano.  As etapas seguintes serão a elaboração dos projetos e a licitação das obras. Como ação imediata, a estrada deverá receber um recapeamento preliminar.

Serviços
Os serviços a serem instalados no Campus Capão do Leão serão definidos por pesquisa a ser realizada na comunidade universitária. A pesquisa deve ser realizada ainda em 2013, para definir o mix de serviços a ser colocado em áreas de convivência e unidades, não somente do Capão do Leão, mas também de toda a Universidade. O trabalho é uma realização do Núcleo de Gestão de Espaços e da Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento e da Faculdade de Administração e Turismo.

Publicado em 14/11/2013, na categoria Destaque.