Aula Inaugural do curso de Museologia aborda gestão de museus

plateiaFoi realizada nesta quinta-feira(7), na Casa 8 (praça Cel. Coronel Pedro Osório), sede do futuro Museu do Doce, a Aula Inaugural do semestre 2013/2 do Bacharelado em Museologia da UFPel.
sidneyDesejando um próspero início de semestre aos discentes do curso, o diretor do Instituto de Ciências Humanas(ICH), professor Sidney Gonçalves, salientou a importância do evento para a formação acadêmica e da área da Museologia do ICH. Compartilhando o mesmo sentimento, as professoras Francisca Michelon, coordenadora do Núcleo de Patrimônio Cultural da UFPel, e Noris Leal, coordenadora do Bacharelado em Museologia, reiteraram as boas vindas aos alunos, especialmente os ingressantes deste semestre.

Abordando o tema “Gestão de museus, um desafio contemporâneo”, a professora e museóloga Manuelina Duarte Cândido ministrou a Aula Inaugural, relatando sua experiência na área e da pesquisa voltada à museologia na contemporaneidade e os novos desafios da gestão dos museus, buscando superar os desafios metodológicos frente à diversidade através do diagnóstico e planejamento. Para Manuelina, a boa gestão de museus é percebida como “geradora de ação e da própria função social dessas instituições”.
Na oportunidade a palestrante apresentou seu mais recente livro, Gestão de museus, um desafio contemporâneo: diagnóstico museológico e planejamento, publicado pela Editora Medianiz.

“Um dos grandes desafios da museologia contemporânea é a gestão de museus. Pensando nela, a elaboração de um diagnóstico adequado ao planejamento é fundamental. Com essa afirmação e experiência na área, a professora Manuelina Maria Duarte Cândido apresentou, em sua explanação os resultados da força do diagnóstico museológico como um instrumento necessário à qualificação dos museus. Seu ponto de partida é a reflexão sobre a conexão profunda entre teoria e a prática na gestão de museus, concluindo que os desafios maiores são a sistematização dos diagnósticos para a gestão e o planejamento; o desvendamento do possível descompasso entre teoria museológica e as práticas nos museus; e a dificuldade em fixar os mesmos parâmetros diagnósticos para instituições tão diferentes.

Na circunstância em que os museus brasileiros se preparam para atender ao Estatuto de Museus, e a elaboração de seus planos museológicos até 2014, é muito oportuna a indicação das diretrizes trazidas no livro Gestão de museus, um desafio contemporâneo: diagnóstico museológico e planejamento. Organizada em cinco capítulos, a obra retrata a trajetória dos museus e da Museologia, exemplos de avaliações museológicas, vasta bibliografia, um rico levantamento de diagnósticos feitos em diversas instituições e uma matriz para ser aplicada nos diagnósticos museológicos e planejamentos institucionais. Outras informações sobre o livro podem ser obtidas no site http://www.editoramedianiz.com.br/livros/gestao_de_museus.html)

manuelinaManuelina Duarte Cândido possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1997), especialização em Museologia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012, Lisboa – Portugal). Professora Adjunta I da Universidade Federal de Goiás (UFG), do curso de Museologia. Tem experiência nas áreas de História, Museologia e Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Museologia, preservação, patrimônio cultural, educação para o patrimônio e planejamento e gestão de museus. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Participou da Diretoria da ANPUH-CE. Tem livros e artigos publicados nas áreas mencionadas, atua como docente, pesquisadora e consultora. Participa do Instituto Praeservare – Preservação do Patrimônio Cultural. Ex-gestora do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e ex-coordenadora da ação educativa do Centro Cultural São Paulo.

Publicado em 08/11/2013, na categoria Notícias.