UFPel abre inscrições ao PAVE

DSC00746A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através da Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (CPSI), lançou nesta sexta-feira(1) o Edital de inscrições ao PAVE (Programa de Avaliação da Vida Escolar). Para concorrer às 413 vagas que estão sendo oferecidas, o candidato deverá fazer sua inscrição das 10h do dia 5 às 18h do dia 28 de novembro de 2013.

O candidato que se enquadrar nas condições previstas poderá requerer a isenção da taxa de inscrição, devendo para isso fazer a solicitação até o dia 15 de novembro, às 14h. As provas serão realizadas no dia 15 de dezembro.

A novidade contemplada no novo processo é o percentual do sistema de cotas, que subiu de 40% para 50%. Desta forma, a UFPel já atende ao percentual recomendado pela Lei de Cotas. O coeficiente de 50% destinado a alunos oriundos de escolas públicas está subdividido em 25% para alunos com renda inferior a 1,5 salário mínimo e 25% para alunos com renda superior a essa faixa salarial. Ambos os percentuais de 25% subdividem-se em 12,5% para os declarados negros, pardos ou indígenas e 12,5% para os não declarados. “Isto não significa dizer que o aluno de escola pública – declarado ou não negro, pardo ou indígena – não possa ingressar na Universidade pelo percentual universal (os outros 50%), bastando para isso que seu desempenho escolar assim recomende”, esclarece o vice-reitor, Carlos Rogério Mauch.

O Programa
Lançado em 2004, o Pave é uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel, constituindo-se em um processo gradual e sistemático, que acontecerá ao longo do Ensino Médio, alicerçado na integração entre a educação básica e a superior, visando à melhoria da qualidade do ensino.

DSC00762Segundo a coordenadora de Processos de Seleção e Ingresso, Helenara Plaszewski Facin, o Programa permite o acompanhamento das aprendizagens construídas pelo aluno durante o Ensino Médio, motivando-o a buscar um melhor desempenho durante o processo.

“Estruturado através de subprogramas trienais, constituídos de etapas, o Pave objetiva selecionar os futuros estudantes universitários de modo gradual e sistemático, não como o produto de um único exame seletivo episódico, mas como a culminância de um processo que se desenvolve ao longo do Ensino Médio, proporcionando aos candidatos condições para, num período de três anos, corrigir falhas individuais no processo de aprendizagem”, observa Helenara.

Quem pode participar
Cronograma - Edital 122 - PAVE-9
Está apto a participar o candidato regularmente matriculado em 2013 em escolas públicas ou particulares. Atente para o cronograma na imagem que acompanha o texto, e veja no edital em anexo as condições de participação em cada uma das três etapas. O edital detalha também a distribuição das 413 vagas, dá todas as informações sobre o processo seletivo e disponibiliza em seus anexos os formulários necessários.

Publicado em 01/11/2013, nas categorias Manchete, Notícias.