Professores Uruguaios conhecem ações do Pibid

DSC00466Um grupo de docentes uruguaios foi recebido em Pelotas nesta quinta-feira(19) por docentes da UFPel e do IFSul, indicados pela Capes para divulgar e  socializar as experiências desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no âmbito das duas instituições.

As atividades tiveram início às 9h, no Auditório da Reitoria da UFPel, no campus Porto. Ao abrir o evento, o reitor Mauro Del Pino saudou os visitantes e salientou que o encontro envolve um tema estratégico para o desenvolvimento de um país – a Educação, “especialmente por tratar-se da formação de professores”. Ele lembrou que a UFPel já vem desenvolvendo ações no campo cultural e educacional com o Uruguai, citando como exemplo a criação de um curso binacional na área de Enfermagem. “Ficamos felizes por termos sido indicados pelo Ministério da Educação para que nosso Pibid compartilhasse suas experiências com os docentes do Uruguai”, observou.

Del Pino destacou as dimensões continentais do Brasil e afirmou que a disparidade social, econômica e cultural entre as regiões constitui um grande desafio para a oferta de uma educação com padrão equânime. “Meu olhar para o Pibid é no sentido de que ele tem todas as condições de estreitar a relação da universidade com as escolas da rede básica de educação e de construir uma nova política escolar no Brasil”, observou.

Ao fazer uso da palavra, a pró-reitora de Graduação, Fabiane Tejada, saudou a presença dos docentes do país vizinho, dos pibidianos (coordenadores de cursos) e dos estudantes bolsistas, que só não se fizeram presentes em maior número devido ao recesso acadêmico. “Como ex-pibidiana, aprendi muito ao estar mais próxima das escolas da rede básica. Para atuar como professora de um curso de licenciatura, é fundamental que estejamos em contato com as escolas e seus professores”, enfatizou.

No encontro, do qual também participaram representantes da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), foram apresentados os projetos do Pibid desenvolvidos no IFSul e UFPel, pelos coordenadores Christiano Nogueira (IFSul) e Verno Kruger e Vanessa Caldeira Leite ( UFPel). Na programação da tarde houve visitação às escolas parceiras – Colégio Estadual Dom João Braga e Instituto Estadual de Educação Assis Brasil.

Publicado em 19/09/2013, na categoria Destaque.