Início do conteúdo

Professora classifica trabalhos para prêmio sobre uso de medicamentos

Professora do Curso de Farmácia da UFPel tem dois trabalhos classificados entre os três selecionados para o Prêmio Nacional de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos – quarta edição.

O Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde divulgou a relação dos vencedores do Concurso da Quarta Edição do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos “Lenita Wannmacher” 2013. O referido prêmio, de acordo com o Edital nº 01/2013, visa incentivar a produção técnico-científica voltada à promoção do uso racional de medicamentos, com aplicação no SUS e serviços de saúde.

A docente Maria Cristina Werlang foi orientadora e coautora de dois trabalhos selecionados entre os três melhores do país em duas das categorias definidas para a premiação: Monografias de Programa de Residência e Monografias em nível de graduação. Os trabalhos intitulados “Psicofármacos na estratégia saúde da família: perfil de utilização, acesso e estratégias para a promoção do uso racional”, de autoria de Bruno Simas da Rocha, e “Emprego do screening tool of older people’s potentially inappropriate prescriptions (STOPP) na identificação de medicamentos inapropriados para idosos na relação nacional de medicamentos essenciais (RENAME)”, de autoria de Mirela Duarte Pereira, foram selecionados para a última etapa do referido Concurso. Em conformidade com o item 4.19 do Edital nº 01/2013, os trabalhos premiados e com menções honrosas serão divulgados na cerimônia de entrega do referido Prêmio, que será realizada em novembro de 2013, em Brasília-DF.

A professora Maria Cristina Werlang, que ingressou recentemente na Universidade Federal de Pelotas, no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, como docente do Curso de Farmácia, vem atuando na área de assistência farmacêutica ao idoso. Atualmente, coordena o Grupo de Assistência Farmacêutica da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – região Sul.

De acordo com a docente, as temáticas abordadas nos referidos trabalhos pretendem contribuir para fomentar a discussão acerca da readequação das  políticas de medicamentos às demandas da população idosa brasileira.

Publicado em 17/09/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Farmácia, Prêmio.