HE inaugura nova estrutura da UTI Neonatal

O Hospital Escola (HE) da UFPel inaugurou nesta quinta-feira (19) a nova estrutura da UTI Neonatal, que atenderá as políticas da Rede Cegonha, Programa do Governo Federal que visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê.

Atualmente, a UTI Infantil do HE está habilitada no CNES como mista, e conta com seis leitos neonatais e três leitos pediátricos. Considerando a RDC7 da ANVISA que normatiza as UTIs  e impede o funcionamento de unidades mistas, a gestão do HE, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a 3° Coordenadoria Estadual da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde estão empenhadas em atender a legislação e habilitar a UTI como nível II, passando a operar exclusivamente como neonatal com dez leitos.

Após esta definição, tomada há cerca de três meses, foram iniciadas as obras de readequação da UTI Neonatal. Os investimentos de infraestrutura no espaço foram realizados com recursos próprios da UFPel (cerca de 60 mil reais), contemplando melhorias como a troca de pisos, reforma de sanitários, pintura, adequação de rede elétrica e de gases medicinais e climatização.

Os novos equipamentos foram adquiridos através do REHUF, com destaque para os seguintes itens: carro de emergência com desfibrilador, respiradores para todos os leitos, monitores multiparamétricos, fototerapias super led, incubadoras com balança, oximetria, controle de oxigênio e umidade no interior do equipamento. A UTI está em pleno funcionamento, ainda com característica mista e após autorização da SMS passará a atender somente neonatologia com dez leitos no total.

Rede Cegonha
Dentro do processo de readequação para atender a pleno as políticas da Rede Cegonha outras ações estão sendo desenvolvidas:

– Adequação do setor de obstetrícia intra-hospitalar: o setor possui porta aberta às gestantes do município e da região, principalmente para situações de alto risco. Já foram realizadas adequações com ampliação do número de leitos, passando para 20 leitos de alto risco;

– Casa da Gestante e Centro de Parto Normal: em conformidade com a Portaria GM 1020 maio 2013, o HE esta elaborando projeto para habilitar a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) para 20 gestantes, onde será agregado o Centro de Parto Normal Peri-Hospitalar;

– Mãe Canguru – projeto em andamento para habilitação;

– Hospital Amigo da Criança – a gestão está diagnosticando todas as necessidades para o HE receber a certificação de Hospital Amigo da Criança, conforme portaria n°80 GM, fevereiro 2011.

Hospital Universitário 100% SUS
Em breve, serão iniciadas as obras do novo Hospital Universitário 100% SUS, que contará com cerca de 500 leitos, Pronto Socorro Regional e Centro Regional de Oncologia, resultando em maior oferta de serviços aos usuários de toda a região sul do Estado, com a garantia da universalidade, integralidade e equidade nas políticas de gestão.

Publicado em 17/09/2013, na categoria Manchete.
Marcado com as tags HE, Inauguração, REHUF, UTI Neonatal.