Professora da Universidade de Lisboa faz palestra para professores dos anos iniciais

Nesta sexta-feira(13), a convite do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (Geale), a professora da Universidade de Lisboa, Maria João Freitas, participa de reunião com os Formadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na UFPel, e com pesquisadores integrantes do ODEDUC-Pacto.

Às 16h, no auditório da Faculdade de Direito, com o apoio da Secretaria de Educação de Pelotas (SMED), Maria João proferirá a palestra Aquisição da Linguagem, consciência linguística e ensino e aprendizagem da leitura e da escrita: que (as)simetrias?, aos professores da Rede de Ensino da cidade e aos demais interessados no assunto.   A entrada é franca.

A pesquisadora portuguesa desenvolve estudos sobre aquisição da linguagem e integrou a equipe responsável pela implementação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), programa cujo objetivo era a formação continuada de professores do 1o Ciclo, o que incluiu a produções de materiais científico-pedagógicos destinados ao apoio à formação e às atividades de Língua Portuguesa.

A professora é autora das seguintes publicações destinadas a professores alfabetizadores:

Contar (Histórias de) Sílabas, de Maria JoãoFreitas, Ana Lúcia Santos, 2001.

Os Sons que Estão Dentro das Palavras, de Maria JoãoFreitas, Teresa Costa, AdelinaCastelo e Celeste Rodrigues, 2013.

convite MJoao

Publicado em 13/09/2013, na categoria Notícias.