CIT promove curso sobre Busca Profissional de Patentes

Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, no âmbito do projeto “Implantação da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica de Universidades Gaúchas, NIT-RS, apoiado pela Finep (Financiadora de  Estudos e Projetos), do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia, promove:

Curso:

Busca Profissional de Patentes: Técnicas, Estratégias e Aplicações Práticas – Foco no Questel Orbit e Workshop de Redação de Patentes

O Evento será realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2013 (veja horários abaixo)

Público-alvo: Profissionais e demais técnicos diplomados em nível superior, atuantes em pesquisas de inovação tecnológica, em núcleos de inovação tecnológica e em empresas de base tecnológica. Prioritariamente, os profissionais que exerçam atividade relativas a propriedade intelectual e/ou a produção/transferência de conhecimento protegido.

Conteúdo:

• Estudos de patenteabilidade e (in)validade

• Estudos de liberdade de comercialização

• Mapeamento de segmentos tecnológicos

• Invenção estratégica

• Monitoramento de concorrentes

• Identificação e caracterização de parceiros

• Noções básicas sobre redação de Patentes

Ministrante: Henry Suzuki – Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica. Principal Consultant da Innovalyst. Agente da Propriedade Industrial, graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Agente do Questel Orbit no Brasil e na América do Sul. Ex-representante e instrutor de outros sistemas comerciais de busca de informações. Empreendedor.

INSCRIÇÕES GRATUITAS até 20 de setembro. VAGAS LIMITADAS.

As inscrições, gratuitas e limitadas, devem ser realizadas mediante o preenchimento do formulário de inscrição disponível em anexo ou no site www.ufpel.edu.br/agt e o seu envio para o e-mail agtufpel@gmail.com até o dia 20/09/2013.

Informações e inscrições pelo site: www.ufpel.edu.br/agt ou pelo  e-mail: agtufpel@gmail.com

Horários:

30/09, segunda-feira: das 8h30 às 12h30

Curso Teórico de Busca de Patentes

Local: Auditório da Administração – Campus Porto – 4º andar

30/09, segunda-feira: das 14h30 às 18h30

Oficina Prática de Busca de Patentes – Turma 1

Local: Lab. Informática da Computação – Sala 311

Campus Porto – 3º andar

01/10, terça-feira: das 8h30 às 12h30

Oficina Prática de Busca de Patentes – Turma 2

Local: Lab. Informática da Computação – Sala 311

Campus Porto – 3º andar

01/109, terça-feira: das 14h30 às 18h30

Workshop de Redação de Patentes

Local: Auditório da Administração – Campus Porto – 4º andar

Carga Horária:  12 horas.

Local: UFPel, Campus Porto.

Rua Gomes Carneiro, nº 01 – Centro – Pelotas/RS.

Publicado em 13/09/2013, na categoria Notícias.