IPHAE emite parecer favorável à obra no pátio do Lyceu

2Em resposta à consulta realizada junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (ProPlan/UFPel), em relação à obra de revitalização em curso no pátio do Lyceu, o órgão afirma que não há quaisquer prejuízos ao conjunto tombado, tanto em termos funcionais quanto estéticos, e diz ser  favorável à continuidade das obras de revitalização no pátio do Lyceu Rio-Grandense da Universidade Federal de Pelotas.

O prédio da antiga Escola de Agronomia Eliseu Maciel, que foi tombado em nível estadual em junho de 2013, é composto por duas edificações ligadas por um pátio interno – o prédio da antiga Escola e um anexo. Na edificação principal estão instaladas a Sala dos Conselhos e a Secretaria dos Conselhos Superiores da UFPel, além de uma unidade do Núcleo de Bibliotecas (em fase de implementação) e de um Salão Nobre para a realização de eventos. No anexo, salas de aula de uso comum e os estúdios da Rádio Federal FM. As obras de revitalização do pátio, que foram licitadas antes do tombamento, iniciaram em setembro do ano passado.

Em seu parecer (arquivo em anexo), o órgão analisou as plantas arquitetônicas e planilhas do projeto, além de fotos do pátio antes e após o início da obra. O ofício enviado pelo Instituto é assinado pela arquiteta Alice Cardoso e pela diretora do IPHAE, Mirian Rodrigues.

As obras no pátio do Lyceu chegaram a ser contestadas através de manifestações, na imprensa, de segmentos da Universidade ligados à área cultural, preocupados com a possibilidade de que o patrimônio arquitetônico recentemente tombado pelo IPHAE pudesse, de alguma forma, estar sendo descaracterizado pela revitalização do pátio. Neste sentido, a administração superior da UFPel vem a público reafirmar seu compromisso de zelar pela preservação e qualificação dos exemplares que compõem seu patrimônio arquitetônico, sempre em observância à  legislação específica para a gestão dos bens culturais estaduais e nacionais.

Publicado em 11/09/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags IPHAE, Lyceu, ProPlan.