Curso de Conservação e Restauro da UFPel é reconhecido pelo MEC

Por meio da publicação da Portaria nº 428 de 30 de agosto de 2013 da SERES/MEC, o curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do ICH teve o seu processo de reconhecimento finalizado.

No mês de fevereiro de 2013 o curso havia recebido a visita de comissão do INEP/MEC para a avaliação presencial, procedimento obrigatório em processos de reconhecimento de curso. Nesse momento a média final obtida na avaliação das dimensões observadas foi 4, o que se considera uma nota muito boa. O reconhecimento definitivo do curso chega no momento que o MEC aprova o plano da universidade de adequação da infraestrutura do curso para portadores de necessidades especiais na atual sede, na Rua Lobo da Costa nº 1877.

O Coordenador do curso, professor Roberto Heiden, parabeniza a todos os professores, alunos e técnicos, pelo resultado obtido, que considera como fruto de um trabalho intenso e comprometido da parte de todos, o que faz com que muitas dificuldades sejam superadas e sejam criadas condições para um trabalho de qualidade.

Nesses cinco anos de funcionamento, o curso já formou duas turmas de conservadores-restauradores de bens culturais, que hoje já trabalham em instituições culturais, como autônomos ou continuam seus estudos junto a diversos programas de pós-graduação. Além disso, o curso tem marcado de forma significativa sua presença em instituições culturais e empresas da cidade, da região, e de outras cidades também.

Atualmente diversos projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, se encontram em pleno desenvolvimento, o que tem promovido contribuições importantes para a população e qualificando os processos de ensino/aprendizagem no âmbito do curso. Neste momento o curso encampa trabalhos com dezenas de peças de acervos importantes, a exemplo das obras do acervo do Museu das Telecomunicações, do acervo marmorabilia, do acervo da pinacoteca municipal de Pelotas, do acervo do Museu de Rio Grande, obras da FAEM, o lustre de grandes dimensões do Teatro Sete de Abril, dentre outras. Outros projetos já concluídos, a exemplo da recuperação de objetos e obras de arte do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e do Museu Municipal da Baronesa de Pelotas, por exemplo, também contribuíram para que experiências de formação dos estudantes devolvessem os bens culturais recuperados para o público dessas instituições.

Para o futuro o curso continua trabalhando, buscando elevados níveis de excelência, com a expectativa da ampliação, qualificação e consolidação de sua infraestrutura e de seu corpo docente.

Publicado em 06/09/2013, na categoria Notícias.