Início do conteúdo

UFPel poderá administrar intercâmbio entre Pontos de Cultura da América Latina

A UFPel está tratando com o Ministério da Cultura (MinC) a gestão de um intercâmbio entre Pontos de Cultura de toda a América Latina. O trabalho faz parte do Programa Cultura Viva do MinC, ao qual estão vinculados 3,6 mil pontos no Brasil. No primeiro momento do projeto, cerca de 50 pontos brasileiros receberiam um ou dois artistas de outros países para uma residência de 30 dias.

À UFPel caberia a gestão do intercâmbio e do edital que selecionará os grupos brasileiros, a realização de seminário e a publicação dos resultados do projeto. O trabalho envolve recursos na ordem de R$ 1,5 milhão.

DSC_0341Para tratar do assunto, visitou a UFPel o secretario de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Pedro Vasconcellos. Ele participou de reunião no gabinete da Reitoria, inicialmente coordenada pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Antônio Cruz, e depois pelo reitor Mauro Del Pino. Do encontro participaram pró-reitores, assessores do gabinete, dirigentes da Fundação de Apoio Universitário (FAU) e de unidades acadêmicas vinculadas à área de Arte e Cultura, de Comunicação e de Educação.

O coordenador geral de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Marcelo Nóbrega, também participou da reunião na UFPel, quando esclareceu sobre questões administrativas do possível acordo entre as instituições, que seria um Termo de Parceria.

A definição sobre a parceria deverá sair em seguida, já que o projeto está previsto para ter esta primeira etapa efetuada até o fim de 2013. Na segunda fase do trabalho, representantes de grupos brasileiros realizarão as residências em outros países da América Latina.

O MinC deverá levar o projeto de intercâmbio para a próxima reunião de ministros de Cultura que ocorrerá no encontro da Organização dos Estados Ibero-Americanos, a ser realizado no Panamá.

Mais informações sobre o Programa Cultura Viva do MinC no endereço http://www.cultura.gov.br/cultura-viva1 .

Publicado em 02/09/2013, na categoria Destaque.
Marcado com as tags Cultura, MinC, Pontos de Cultura.