Ópera na Escola lotou o auditório da EBAHL

A alegria, a música e quase 150 crianças lotaram o Auditório Ewerton de Medeiros, da Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos”, na tarde da última quarta-feira (28). Pela primeira vez em Rio Grande, o projeto Ópera na Escola encheu a casa e contagiou os pequenos com as performances de nove cantores em cerca de uma hora e meia de recital.

Sob coordenação da professora Magali Richter, professora de canto da Universidade Federal de Pelotas, acompanhamento ao piano do professor Marcelo Casarré e apoio da Escola de Belas Artes e Secretaria de Município da Cultura de Rio Grande, foram apresentadas obras de Mozart, Verdi, Donizetti, Obradors, Puccini, Pergolesi, entre outros, de forma lúdica e espontânea, com a participação das crianças em cena. “O objetivo do projeto foi novamente atingido, uma vez que crianças da rede de ensino infantil puderam vivenciar um espetáculo de música erudita”, afirmou Magali Richter.

Segundo Breno Ribeiro, bolsista do projeto, o recital foi gratificante. “Foi uma experiência muito boa e especial para nós cantores. Pudemos nos apresentar em Rio Grande e proporcionar essa oportunidade para as crianças de assistir a um recital de canto lírico e interagir com a Escola de Belas Artes”, declarou.

Nesta edição, três escolas foram convidadas a levar seus alunos: Anselmo Dias Lopes (Municipal), Barão de Cerro Largo (Estadual) e Sesquinho (Particular). O projeto busca alcançar crianças de até 11 anos, com a proposta de divulgar a música erudita nessa faixa etária, proporcionando momentos divertidos enquanto se escuta e assiste ao recital.

“As apresentações foram contagiantes e a resposta das crianças para com a proposta foi maravilhosa. Nosso auditório estará sempre de portas abertas para novas edições do Ópera na Escola e desta tarde já saíram muitas idéias para outras parcerias entre a Escola de Belas Artes e o Conservatório de Música de Pelotas. De fato, o trabalho realizado por esses artistas fará diferença na vida daquelas crianças!”, afirmou Beatriz Batezat Duarte, diretora da Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos”.

O recital teve a participação dos cantores Bianca Klasen, Breno Ribeiro, Caroline Peres, Daniela Moreira, Fernanda Miki, Flávio Mendez, Giovani Corrêa, Juliana de Carvalho e Natália Gonçalves, alunos de diversos adiantamentos dos cursos de Canto Bacharelado da UFPel e da Escola de Belas Artes.

O projeto teve início em 2005 em Pelotas, e, desde sua primeira edição, já alcançou mais de 3 mil crianças.

Publicado em 02/09/2013, na categoria Notícias.