Quartas no Lyceu dedica o mês de setembro ao povo chileno

Thiago Colombo 1

A Coordenação de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas dedica a programação do projeto Quartas no Lyceu do mês de setembro ao povo chileno. Esta homenagem se dá pelos 40 anos de um dos mais sangrentos golpes militares e, em seu desdobramento, a uma das piores tiranias de sul América. No dia 11 de setembro de 1973, o General Pinochet dirigiu o golpe militar, com apoio da inteligência militar brasileira e da CIA/EUA, que feriu profundamente a democracia de toda a America do Sul. Milhares de assassinatos ocorreram durante os anos da ditadura entintando a paisagem do Chile de medo, injustiça e corrupção. A Operação Condor, um dos braços mais terríveis e covardes da repressão militar, reuniu as ditaduras do Chile, Brasil, Argentina, Uruguay, Paraguay e Bolívia, com o apoio da CIA, levando à morte pensadores e opositores não somente aos que residiam nestes países, mas também aos que estavam exilados nos EUA ou na Europa. Ao longo dos anos de ditadura no cone sul, a corrupção, o clientelismo, a censura, o favorecimento, o ufanismo, a perseguição política, a tortura e a destruição das instituições de representação social conformam as suas principais características.

No dia 4 de setembro o módulo música do Quartas no Lyceu apresenta o violonista Thiago Colombo. A apresentação ocorre às 17h30min no Lyceu (Calçadão, em frente ao Mercosul e do largo do Mercado). A entrada é franca.
O mês de setembro, portanto, será um tempo para recordar e aprender, alcançando um sentido de fortalecimento das democracias, de solidariedade e de justiça, para que fatos como este, jamais voltem a se repetir.

Thiago Colombo
Em “Uma primeira viagem ao Chile” o violonista e professor Thiago Colombo propõe um recorrido musical que atravessa o continente, saindo da margem atlântica, no extremo sul do Brasil e atravessando a pampa brasileira, uruguaia e argentina até conquistar as paisagens dos altiplanos e ingressar no Chile. Este espetáculo musical de violão solo é o primeiro de uma série intitulada pelo artista como “Violão e mestiçagem na América Latina”. Sendo assim, o interesse norteador para a escolha do repertório é o de apresentar um panorama dos híbridos culturais que caracterizam as músicas da região, desde as tensões da chamada mestiçagem, ou seja, aqueles encontros culturais que datam da chegada dos ibéricos e africanos, até as múltiplas interferências que vão compondo um panorama mais e mais mestiço no mundo globalizado. No programa, obras de autoria própria e de outros compositores dos quatro países, aparecem de forma a tecer uma rede de continuidades e rupturas entre nações, regiões, etnias, éticas e estéticas.Thiago Colombo é um dos violonistas contemporâneos mais importantes do Brasil, requisitados por orquestras nacionais e internacionais, é professor do Conservatório de Música da UFPel, integrante do grupo Nó de Pinho e do Guitarreria. Atualmente, encontra-se residindo em Salvador/Ba, onde começou seus estudos de doutorado na UFBA. Tem dois discos individuais gravados e outros em parcerias.

Publicado em 29/08/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Extensão e Cultura, Quartas no Lyceu.