Liberados R$ 2 milhões para o Centro de Cuidados Paliativos

Foi confirmada nesta semana, através de publicação no Diário Oficial da União, a liberação de R$ 2 milhões, para as obras e reformas de instalação do Centro Regional de Cuidados Paliativos Acolhe, do Hospital Escola da UFPel. O dinheiro é oriundo do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

laneira 1O Centro será localizado no prédio da antiga Laneira, na avenida Duque de Caxias, no Fragata, e a previsão de término das obras é dezembro de 2014. A licitação deve ocorrer já em setembro e as obras têm início previsto para dezembro, devendo levar um ano. A previsão é que os atendimentos ambulatoriais atinjam a cerca de 1,5 mil usuários por mês, em Pelotas e região.

O Centro terá capacidade instalada, infraestrutura e processo de trabalho adequados para atender usuários que apresentam patologias fora de possibilidades de cura com sobrevida reduzida, em especial portadores de câncer em estágio avançado. As instalações terão cerca de mil metros quadrados. No setor chamado de Hospice, haverá 16 leitos de internação, área de convivência de pacientes e familiares, postos de enfermagem, salas de procedimentos, sala de reunião de equipe, auditório, almoxarifado, copa/cozinha e garagem. A Atenção Domiciliar – PIDI, que envolve duas equipes, terá capacidade para atender 20 internações domiciliares concomitantes.

O Ambulatório Interdisciplinar de Cuidados Paliativos terá recepção e quatro salas de atendimento. As áreas da saúde previstas com inclusão acadêmica e assistência são Medicina, Enfermagem, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Farmácia, Odontologia e Educação Física.

Conforme a diretora do HE da UFPel, Julieta Carriconde Fripp, o Centro oportunizará aos usuários dos SUS de Pelotas e região um ambiente humanizado, com uma equipe de profissionais adequadamente capacitados a atender às necessidades físicas, psicossociais e espirituais de pacientes que apresentam patologias fora possibilidade de cura. “Além do controle de sintomas, os usuários terão garantida a sua autonomia, se comportando como sujeitos ativos, juntamente com seus familiares, na tomada de decisões a respeito do seu tratamento”, disse a diretora.

Julieta diz que a prática adequada dos cuidados paliativos preconiza atenção humanizada e individualizada ao doente e à sua família, buscando excelência no controle de todos os sintomas e prevenção do sofrimento.

Os cuidados paliativos, observa a diretora do HE, baseiam-se em conhecimento científico inerente a várias especialidades e possibilidades de intervenção clínica e terapêutica nas diversas áreas de conhecimento da ciência médica. “Porém, o trabalho de uma equipe de cuidados paliativos é regido por princípios claros, que podem ser evocados em todas as atividades desenvolvidas”, ressalta.

Câncer
Em Pelotas, as neoplasias representam a segunda causa de óbitos, com cerca de duas mil internações hospitalares ao ano. A cidade é pólo regional para tratamento de câncer e outras patologias que exigem tratamentos mais complexos. Para o tratamento ativo do câncer. O Hospital Escola da UFPel possui alta complexidade em oncologia (UNACON) e  garante toda a linha de cuidados em oncologia, através dos serviços de quimioterapia, radioterapia e cirurgias.

Há cerca de oito anos, o Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI/HE/UFPel) realiza cuidados paliativos em ambiente domiciliar aos usuários com câncer na zona urbana de Pelotas. Nos últimos oito anos, cerca de mil pacientes foram atendidos pelo programa. Possui duas equipes e atende a cerca de 20 pacientes concomitantes, somente moradores da zona urbana de Pelotas.

Por volta de 40 por cento dos pacientes com câncer em tratamento no HE são provenientes de outros municípios da região. Muitos destes usuários apresentam a evolução da doença de forma agressiva com inúmeras intercorrências de difícil manejo em domicilio, necessitando internações hospitalares repetidas para controle de sintomas.

Publicado em 29/08/2013, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Centro de Cuidados Paliativos, HE.