Construção do Planetário é tema de reunião

DSC_0040

Em reunião na tarde da quarta-feira (28), no gabinete da Reitoria, foram tratadas questões relativas ao Planetário fixo e a infraestrutura necessária para colocá-lo em funcionamento. O conjunto de equipamentos do Planetário foi adquirido no final de 2008 e entregue à Universidade em junho de 2009 e desde então está armazenado no Laboratório de Astronomia, aguardando a construção do prédio.

A professora do Instituto de Física e Matemática (IFM), Virgínia Mello Alves, fez a entrega de um manifesto de apoio da comunidade para a construção do Planetário. Além do manifesto, foi criado um blog de apoio à implementação.

De acordo com o reitor Mauro Del Pino, esta é uma demanda antiga da comunidade apresentada a gestão anterior e a administração atual da UFPel está comprometida em atender. O próximo passo é a escolha do local apropriado, tendo em vista o caráter educacional e cultural de um Planetário, a atualização do projeto e a busca de recursos para a construção.

O projeto do Planetário prevê também a construção de um observatório fixo, possibilitando ao público a contemplação do céu simulado no Planetário e a observação do céu real pelo telescópio.

Além do reitor e da professora Virgínia, estiveram presentes na reunião o pró-reitor de Extensão e Cultura, Antonio Cruz, o professor do IFM, Paulo Krebs, e a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Celina Maria Britto Correa.

Publicado em 29/08/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Extensão e Cultura, Planetário, PREC.