Sai na terça (27) edital para atividades acadêmicas

Será publicado nesta terça-feira (27) o primeiro dos dois editais que destinarão R$ 110 mil para custear atividades acadêmicas na UFPel, como a realização de eventos estudantis, passagens, transporte e diárias. A iniciativa da atual Administração Superior é inédita na Universidade e visa a organizar, distribuir os recursos mediante critérios e apoiar as atividades estudantis, fundamentais na formação acadêmica.

A partir do momento em que decidiu destinar recursos para o apoio e custeio de eventos estudantis, a Reitoria chamou a comunidade acadêmica, através de suas representações estudantis, para debater e definir os critérios que nortearão a distribuição do dinheiro, fixado para o segundo semestre de 2013 em R$ 110 mil, por ter sido este o valor aplicado, no primeiro semestre do ano, em viagens e participação em eventos de servidores da Universidade. Para 2014, a Administração Superior projeta um valor bem superior para ser destinado ao apoio das atividades estudantis.

Assim foram realizadas três reuniões com estudantes e representantes de diretórios e centros acadêmicos, para definir os critérios da distribuição das verbas. No encontro de estudantes do dia 10 de agosto foram definidos critérios que valerão até que o trabalho de um GT especialmente formado para este fim delibere pelos critérios finais, o que deve ocorrer no máximo até o fim do ano.

DSC_0001Neste primeiro edital estarão disponíveis 40 por cento do recurso deste ano, ficando os outros 60 por cento para o segundo edital, a ser publicado em 15 de outubro. O grupo de representantes de estudantes, reunido nesta sexta-feira à tarde com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rosane Brandão, (foto) definiu por guardar um percentual maior para o segundo edital em função das semanas acadêmicas que serão realizadas no segundo semestre.

Os editais trarão critérios de distribuição como a organização dos eventos ser feita por alunos da Universidade e para a comunidade acadêmica local e a possibilidade de aplicação dos recursos em reuniões de coordenações regionais e nacionais ou executivas. A publicação dos editais deve ocorrer na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e na página principal da UFPel.

Na segunda-feira (26), às 14h30min, na Prae, ocorre reunião com quem tem solicitação urgente de recursos para atividades, para serem usados até 15 de setembro.

Publicado em 23/08/2013, na categoria Manchete.