Extensão e Cultura realiza audiências públicas

prec

Foram realizadas nesta terça-feira (20/08), as duas rodadas de Audiências Públicas da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC-UFPEL) com a comunidade universitária, dando início a um processo que deverá ocorrer a cada semestre. A primeira Audiência foi realizada no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e a segunda no auditório da Faculdade de Direito. O relato apresentado ao público tratou sobre as atividades extensionistas e culturais desenvolvidas pela PREC.

A apresentação do diagnóstico preliminar produzido durante o processo de transição da gestão passada para a atual apontou pontos fracos das áreas de extensão e cultura na UFPEL, como a dispersão na aplicação de recursos; a fragmentação das iniciativas, que historicamente concorreram para um baixo impacto das ações; a existência de inúmeros projetos similares que não se reconhecem ou comunicam entre si; e a invisibilidade relativa das ações extensionistas e culturais da UFPEL. Ainda foram diagnosticados outros fatores negativos nas atividades relacionadas às áreas de atuação da PREC, como a desvalorização da atividade acadêmica e o fato de que a extensão não está consolidada nos projetos pedagógicos dos cursos da Universidade.

Diante deste panorama o Pró-reitor de Extensão e Cultura explanou sobre o planejamento de ações pontuais, como a reformulação da estrutura organizacional da PREC, que culminou na criação de núcleos e coordenações que agregaram novas atividades à rotina da Pró-reitoria, como a eficientização dos processos de comunicação, a produção de material de divulgação de ações extensionistas e culturais e a participação no processo de reestruturação e recuperação da Rádio Federal FM. Também destacou a produção e o apoio da PREC a eventos como o projeto Quartas no Lyceu / Programa UFPEL Cultural, o projeto Memória e Reflexão, a rearticulação do Programa Vizinhança e a participação ativa no Fórum de Agricultura Familiar, entre outras atividades.

Entre as ações planejadas pela PREC para o próximo semestre, estão a visitação às unidades acadêmicas, a constituição do Colegiado das Câmaras de Extensão e Cultura, a realização da Mostra de Extensão e Cultura em novembro deste ano, a segunda rodada de Audiências Públicas (paralela à Mostra de Extensão), além de ações articuladas visando a captação de recursos e a elaboração de projetos técnicos para o projeto Mercosul Multicultural, a realização de mini-cursos preparatórios para o edital PROEXT 2014, a reativação da Revista de Extensão e a assinatura de um convênio com a Prefeitura Municipal de Pelotas para implementação do Programa Saúde na Escola.

Após a apresentação do relatório, em ambas as audiências, abriu-se espaço para a comunidade apresentar sugestões e críticas, dirimir dúvidas e ampliar o debate sobre a constituição do Colegiado das Câmaras de Extensão, entre outras pautas relativas à cultura e extensão. No encerramento da Audiência na Faculdade de Direito, o Vice-reitor, Professor Carlos Mauch, elogiou a equipe de trabalho da PREC pelo trabalho desenvolvido, agradeceu a presença do público e convocou a comunidade para participar das rodadas de Audiências Públicas que serão realizadas pelas demais Pró-reitorias durante o semestre.

Publicado em 21/08/2013, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Extensão e Cultura.