Início do conteúdo

UFPel realiza Fórum sobre Segurança da Informação

recuperação ccs 046A Coordenação de Tecnologia da Informação está realizando nestas segunda e terça-feira (20), no auditório da Reitoria, o I Fórum UFPel de Segurança da Informação, em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

O evento tem como objetivo sensibilizar para a gestão de riscos e políticas da informação e comunicação que devem ser implementados na Instituição, de acordo com referenciais dos órgãos de Controle, como a Controladoria Geral da União (CGU) e o do Tribunal de Contas da União (TCU).

Na abertura do evento, no começo da tarde desta segunda-feira, o reitor Mauro Del Pino disse que talvez o tema seja novo para muitos, mas que é um assunto recorrente nas atividades do TCU e da CGU, que têm cobrado a implantação de políticas de segurança neste setor na Instituição. “É um tema que cresce em relevância, em função do desenvolvimento tecnológico. Temos de estar atentos à tecnologia e aos nossos processos de trabalho”, observou o reitor. Para Del Pino, é preciso aperfeiçoar o parque tecnológico e qualificar o pessoal, no sentido de que as informações sejam preservadas.

A necessidade de constituir uma política de segurança da informação foi referida pela coordenadora de Tecnologia da Informação, Amanda Argou. “Temos de criar motivações e interesse, em todos, pelo tema, pois as informações são estratégicas para a Instituição”, defendeu Amanda.

Estão participando do evento como ministrantes de palestras e oficinas os especialistas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República Alcimar Rangel e Marcelo Rodrigues da Silva, que palestraram na primeira tarde do encontro.

PROGRAMA

19/08 às 14h Abertura do Evento com a presença do Reitor Mauro Del Pino
19/08 das 14h15min às 15h30min – Palestra de Abertura: apresentação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República: “A Segurança da Informação e Comunicação (SIC) na Administração Pública Federal”
19/08 das 15h30min às 16h – Intervalo
19/08 das 16h às 18h – Gestão de Riscos de Segurança da Informação e Comunicação

20/08 das 08h30min às 10h – Oficina sobre Gestão de Riscos de Segurança da Informação e Comunicação
20/08 – 10h  – Intervalo
20/08: 10h30min às 12h30min – Oficina sobre Gestão de Riscos de Segurança da Informação e Comunicação (Continuação)

INTERVALO PARA O ALMOÇO

20/08 das 14h às 15h30min – Oficina sobre Política de segurança da informação e Comunicação
20/08 – 15h30min – Intervalo
20/08- 16h às 18h – Oficina sobre Política de segurança da informação e Comunicação (Continuação).

Publicado em 19/08/2013, na categoria Destaque.
Marcado com as tags CTI, Segurança da Informação, TI.