Início do conteúdo

PRPPG lança editais de bolsas para pesquisadores ingressantes e em doutoramento

A PRPPG acaba de lançar dois novos editais de bolsas de iniciação à pesquisa, em complemento aos editais já finalizados. Estes novos editais estão alinhados com a política de pesquisa e pós-graduação da PRPPG e estão direcionados a pesquisadores que não foram contemplados com cotas de bolsa nos seis editais que tiveram suas bolsas implementadas em agosto.

Um dos novos editais é o Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa – Novos Pesquisadores (PBIP-NP), que é direcionado para pesquisadores doutores que ingressaram na UFPel a partir de 2012 ou que ingressaram antes desta data, mas que concluíram seus doutorados a partir de 2012. Só estarão aptos a concorrer neste edital pesquisadores não contemplados nos editais PIBIC CNPq/UFPel, PROBIC CNPq/UFPel, PIBITI CNPq/UFPel, PROBITI CNPq/UFPel, PBIP UFPel e PBIP-AF UFPel, todos lançados em 2013. Com esta iniciativa a PRPPG pretende gerar novas oportunidades aos pesquisadores iniciantes, para que estes possam ter condições de dar prosseguimento a suas pesquisas de forma mais qualificada. Além disso, espera-se que esta iniciativa seja um embrião para a consolidação de novos grupos de pesquisa e, mesmo, de novos Programas de Pós-Graduação em nossa instituição.

O segundo edital é o Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa – Doutorado em Andamento (PBIP-DA), e é direcionado para pesquisadores da UFPel que estão em doutoramento sem afastamento. O objetivo deste edital é ampliar o suporte para pesquisadores que estão em doutoramento mas que, por um motivo ou outro, não estão afastados da instituição. Com esta iniciativa espera-se reduzir o tempo para conclusão do doutoramento e também reduzir os riscos de abandono de curso por conta das atividades profissionais na UFPel.

Estão aptos a concorrer, nos dois editais, docentes e técnico-administrativos da UFPel. O período de inscrição vai até o dia 16 de setembro.

Os editais e os formulários de inscrição encontram-se no link abaixo:

http://www.ufpel.edu.br/prppg/bolsas/

 

Publicado em 19/08/2013, na categoria Notícias.