Palma/UFPel sedia Dia de Campo sobre a cultura da pereira

O setor de fruticultura da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel) promove, nesta terça-feira(13), um “Dia Campo sobre a Cultura da Pereira”, com o objetivo de divulgar à comunidade os resultados de pesquisa de projetos em andamento na UFPel.

O evento será realizado no Pomar Didático do Centro Agropecuário da Palma/UFPel, município do Capão Leão. Os organizadores colocarão à disposição da comunidade um ônibus com saída às 13 h, em frente da Faem (Campus), e retorno às 17 h.

Estarão presentes no Dia de Campo pesquisadores da Epagri, de Santa Catarina, Embrapa, professores, estudantes e produtores envolvidos com a pesquisa e produção de frutas clima temperado.

Durante o evento serão apresentados os avanços obtidos nos últimos anos com pesquisa para cultura da pereira, envolvendo cultivares, portaenxertos, manejo das plantas e uso de fitorreguladores. Na Faem/UFPel, os projetos são coordenados pelo professor José Carlos Fachinello e executados pelos estudantes de graduação e pós-graduação da unidade.

A fruticultura está presente em todos os estados brasileiros e, como atividade econômica, envolve mais de cinco milhões de pessoas que trabalham de forma direta e indireta no setor. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com colheita em torno de 40 milhões de toneladas ao ano, mas participa com apenas dois por cento do comércio global do setor, o que demonstra o forte consumo interno.

O aumento da área cultivada e a produção de algumas espécies de frutas de clima temperado cresceram na ordem de 4,35% ao ano, nos últimos 10 anos. As frutas mais produzidas são, em ordem decrescente, uva, maçã, pêssego, caqui e figo. Isso ocorreu, principalmente, devido à modernização e melhor gestão da propriedade rural e de todos os fatores de produção.

Por outro lado, em algumas espécies, como é o caso da pereira, a produção decresceu em 9,82% nos últimos dez anos. Além disso, a pera destaca-se como a fruta importada em maior quantidade, ou seja, aproximadamente 140.000 toneladas ano-1, que representa 90% do consumo da fruta no Brasil.

Assim, o evento irá discutir resultados e apresentar propostas para multiplicação de material propagativo (portaenxertos e cultivares), pesquisas conjuntas na forma de rede e incentivo a novos plantios de pereira no Sul do Brasil.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3275-7124 e 3274-4003.

Publicado em 12/08/2013, na categoria Notícias.