Início do conteúdo

Indicações para o Prêmio FCW podem ser feitas ao Gabinete até setembro

Interessados em indicar nomes para o Prêmio Conrado Wessel 2013 podem fazê-lo, ao Gabinete da Reitoria, até o fim de setembro. A Fundação Conrado Wessel atribui um prêmio anual denominado PRÊMIO FCW ou “PRÊMIO FUNDAÇÃO CONRADO WESSEL”, destinado a personalidade ou entidade de reconhecimento nacional no campo da ARTE, CIÊNCIA, MEDICINA e CULTURA, mediante critérios e normas estabelecidos em regulamento específico pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Curador.

O PRÊMIO FCW DE ARTE reverencia o Fundador, industrial e profissional da Fotografia Publicitária. São premiados trabalhos do meio publicitário pela criatividade e técnica envolvidas, e do meio profissional pelos ensaios fotográficos produzidos, segundo julgamento de Comissão Julgadora formada por especialistas e professores universitários de Publicidade e Fotografia de renome nacional e internacional.

O PRÊMIO FCW DE CIÊNCIA, o PRÊMIO FCW DE MEDICINA e o PRÊMIO FCW DE CULTURA reconhecem perfis renomados em Ciência, Medicina e Cultura, com qualidades de talento inovador, liderança, abrangência social, trabalho incansável, integridade e ética.

A FCW solicita a todas as instituições reconhecidas no país, por sua produção intelectual e cultural, a indicar nomes merecedores dos Prêmios FCW; além disso, há a Comissão de Busca constituída pela Fundação Conrado Wessel, incumbida de preparar os currículos encaminhados e agregar novas indicações, a cada ano. Os nomes indicados não precisam ser brasileiros, mas devem ter atividade permanente no Brasil. A Comissão Julgadora tem plenos poderes para atribuir o prêmio ao nome mais indicado segundo seu julgamento, podendo isso ocorre sob o critério de inovação, de abrangência, de conjunto da obra e de eficácia e influência social.

A Comissão Julgadora de Ciência e Cultura é formada por doutores representantes de Instituições do maior porte nacional no campo da Ciência, parceiras da FCW, a saber: ABC, ABL, ANM, CAPES, CNPq, CONFAP, DCTA, FAPESP, MARINHA DO BRASIL E SBPC. Além dos representantes dessas entidades de Fomento, âncoras do Júri, outros integrantes podem ser convidados pela FCW, para compor o júri respectivo, como os vencedores de anos anteriores.

A premiação se distribui com as seguintes referências:

PRÊMIO FCW DE ARTE

É atribuído à FOTOGRAFIA; promove anualmente as 100 (cem) melhores fotos do período anterior, sejam de publicidade sejam de ensaio fotográfico, com distinção para os primeiros colocados em cada modalidade, premiados com significativo valor além do próprio Troféu FCW. As demais modalidades de expressão artística, como as Artes Plásticas, a Música, o Teatro etc. são contempladas pelo Prêmio FCW de Cultura. Nos primeiros 4 anos (2002 a 2004) a outorga se restringia à Fotografia Publicitária; a partir de 2005 foi introduzida a categoria Ensaio Fotográfico Publicado, que juntamente com Fotografia Publicitária prevaleceu até 2009; no ano de 2007 foi criada mais uma categoria, a de Ensaio Fotográfico Inédito, que coexistiu com o Publicado e com a Fotografia Publicitária até 2009. A partir de 2010, a outorga se definiu apenas por Ensaio Fotográfico, admitindo-se sem restrição o Publicado ou o Inédito, e cessou a premiação da Fotografia Publicitária.

PRÊMIO FCW DE CIÊNCIA

Contempla as modalidades de CIÊNCIA, (GERAL ou APLICADA À ÁGUA, AO CAMPO, AO MEIO AMBIENTE). O PRÊMIO FCW DE CIÊNCIA reúne as áreas elencadas pelo CNPq no conjunto das Ciências Exatas e da Terra e das Ciências da Vida, com exclusão da MEDICINA. Nos 4 primeiros anos de outorga a renomados cientistas (2003 a 2006) houve o Prêmio FCW de Ciência Geral e os 3 de Ciência Aplicada: à Água, Ao Campo e Ao Meio Ambiente. Em 2007, 2008 e 2009, passaram a ser atribuídos os Prêmios: FCW de Ciência Geral e FCW de Ciência Aplicada (unificaram-se as áreas de Ciência Aplicada), elevando-se o valor individual deles. A partir de 2010, uniu-se a Ciência Geral e a Aplicada num único prêmio: PRÊMIO FCW DE CIÊNCIA.

FCW DE MEDICINA

O PRÊMIO FCW DE MEDICINA é atribuído ao profissional que congrega a excelência da formação científica, do pesquisador emérito e especialmente do exercício clínico ou cirúrgico permanente.

PRÊMIO FCW DE CULTURA

O Prêmio FCW de CULTURA é atribuído às áreas compreendidas no conjunto das Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, classificação obedecida pelo CNPq.

TROFÉU E BENEFÍCIO

Ao premiado cabe o TROFÉU FCW, uma obra de arte da autoria do renomado artista plástico Vlavianos e um valor em cheque, sujeito à tributação fiscal exclusiva na fonte.

2013- As indicações serão enviadas à Fundação até 11 de novembro e a Comissão Julgadora se reunirá no fim de novembro. A entrega da premiação ocorre em junho de 2014.

Mais informações em http://www.fcw.org.br/.

Publicado em 12/08/2013, na categoria Notícias.