No aniversário da UFPel, reitor visita unidades acadêmicas

Com o intuito de celebrar a passagem dos 44 anos da Universidade Federal de Pelotas, que se completam nesta quinta-feira(8), o reitor Mauro Del Pino programou uma visitação a algumas unidades acadêmicas da instituição, onde conheceu ambientes e ouviu relatos de demandas. Nada melhor do que começar por uma das unidades embrionárias da Universidade: a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), situada no campus que por muitos anos foi a sede da UFPel, no hoje município de Capão do Leão.

DSC_0013Acompanhado pela chefe de Gabinete, Margarete Marques, pelo ouvidor Paulo Koschier e pelo pró-reitor de Infraestrutura, Gilson Porciúncula, Del Pino foi recebido pelo diretor pro tempore da Faem, professor Eduardo Xavier, que conduziu a comitiva em visita a alguns espaços da Faculdade. No Colegiado do curso de Agronomia, o reitor ouviu demandas sobre a área de biblioteca, espaço físico para sala de aulas e acesso ao campus.

Mauro Del Pino falou sobre a possibilidade de oferecer cursos noturnos na Faem, no sistema de tutoria, o que exigiria investimentos no sistema de iluminação interna e externa. Prometeu também a construção de um Aulário de grande capacidade no campus Capão do Leão e anunciou melhorias na rede elétrica, a partir da negociação da dívida de R$ 8 milhões junto à CEEE – a Universidade não pagava a conta de energia elétrica havia seis anos, além de outras irregularidades encontradas, como linhas ligadas em nome de terceiros e até mesmo gatos. A dívida foi negociada pela atual administração para pagamento num prazo de 20 anos, num montante de R$ 250 mil/ano.

DSC_0061Para a reposição do acervo bibliográfico do Sistema de Bibliotecas, o reitor anunciou a liberação de recursos da ordem de R$ 2 milhões. Del Pino também fez o anúncio da destinação, até o dia 20, de duas novas funcionárias para a Biblioteca da Faem.

No Departamento de Zootecnia, foram feitas visitas pontuais a alguns laboratórios, como o Nutrição Animal e de Pastagem e Moinhos. Na maioria dos locais, a área de Infraestrutura da UFPel conheceu demandas urgentes, como a adequação de ambientes às novas normas de segurança.

DSC_0190Outra unidade visitada foi o Instituto de Biologia, um dos institutos básicos da Universidade e que atende a um grande número de estudantes de diversos cursos. Problemas na estrutura física, carências na área bibliográfica, necessidade de salas de aula de grande porte e da instalação de um laboratório de imagens foram as necessidades apresentadas pela diretora, professora Gládis Aver Ribeiro, e que serão alvo da atenção especial da Reitoria em ações imediatas ou futuras. Também foram discutidas a habilitação da unidade ao Programa Pró-Equipamentos e questões pontuais sobre as matrizes docente e orçamentária.

À tarde, o reitor visitou o Centro de Artes da UFPel.

Publicado em 08/08/2013, na categoria Notícias.