UFPel apresenta trabalhos no Seurs em Santa Catarina

Diversos alunos e professores da UFPel apresentaram seus trabalhos nessa terça-feira(06) no 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS. O evento que está sendo realizado em Florianópolis, SC, de 04 a 07 de agosto, tem como objetivo proporcionar a troca do conhecimento entre extensionistas das universidades públicas da região sul.

Confira a seguir alguns trabalhos apresentados oralmente no seminário:

Curso para Profissionais da Saúde: Saúde e Qualidade Ambiental / Plantas Medicinais
O projeto de extensão coordenado pela M.Sc. Teila Ceolin, tem como objetivo instrumentalizar os profissionais de saúde que atuam nos municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde-RS, para atuarem na orientação das plantas medicinais.

Destinado a profissionais da área da saúde atuantes na atenção primária à saúde (APS), que trabalhavam nos 22 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) do Rio Grande do Sul, além de estudantes de graduação, o curso visou discutir sobre o cuidado à saúde, uso de plantas medicinais, objetivando à promoção da saúde, na prevenção e tratamento de doenças, articulada as questões ambientais, entre outros temas. A apresentação no Seurs foi da acadêmica de enfermagem Shayne Vargas.

Educação em Saúde na Escola: Construindo significados acerca das palavras Sexo e Sexualidade
É um projeto vinculado as ações do Programa Vizinhança e teve início em 2010, com o objetivo de manter o vínculo com a comunidade Vizinha ao Campus Porto da UFPel (Balsa), através de atividades de educação em saúde.

O “Educação em Saúde na Escola” busca relatar os significados e percepções de alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ferreira Viana acerca das palavras “Sexo & Sexualidade”. Com os resultados obtidos, percebeu-se que a grande maioria dos alunos não sabe definir corretamente as duas palavras.

O projeto tem orientação da Profª. Enfª. Dda. Janaina Quinzen Willrich e foi apresentado por Lucas Rosso.

Atividades em Nutrição com a Comunidade Vizinhança da UFPel
Com a coordenação da Profª. Me. Sônia Teresinha De Negri, o projeto de extensão promove atividades de educação nutricional, práticas e lúdicas, em oficinas culinárias, para o preparo de receitas culinárias de fácil preparo e de baixo custo, realizadas no espaço escolar destinado à alimentação escolar.

As oficinas culinárias são propostas como veículo para estímulo ao aprendizado, na abordagem sobre alimentos, nutrição e alimentação saudável, já que proporcionam atividades desenvolvidas em grupo, de maneira lúdica e interativa, favorecendo troca de ideias e experiências.

A apresentação ficou por conta da acadêmica de nutrição Camila Nogueira.

Sistema Único de Saúde e Educação Física: Aproximações a partir do Grupo de Epidemiologia da Atividade Física- Atenção básica
O projeto visa incluir o profissional de Educação Física na UBS de ensino Areal Leste da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de forma que atue no aconselhamento à comunidade e aos profissionais que nela atuam quanto à atividade física e na coordenação de programas de atividade física (AF).

É esperado que, ao final da intervenção, haja inclusão de área de estágio nas UBS para os estudantes do curso de educação Física da UFPel.

A extensionista responsável pela apresentação do projeto foi a Mestre Leony Morgan.

Medicina Veterinária na Promoção da Saúde Humana e Animal: Desenvolvimento de Ações em Comunidades Carentes Combatendo a Desigualdade Social
Atende animais da comunidade do Ceval, na engenharia madeireira. Lá presta-se atendimento a cães e gatos, além de equinos. Alunos de graduação, Pós graduação e Extensão do curso de veterinária da UFPel, oferecem cuidados ambulatoriais gratuitamente à comunidade de baixa renda.Para aumentar a autoestima e a aproximação da comunidade, são feitos mutirões para atendimento à comunidade

Apresentação: Tassiane Brasil de Moraes.

Publicado em 06/08/2013, na categoria Notícias.