Convocação para definição de critérios na concessão de auxílio a estudantes de graduação

Um dos problemas enfrentados pelos estudantes de graduação é a dificuldade de obtenção de auxílio para participação em eventos e outras atividades acadêmicas, em outras cidades e universidades. Estudantes de pós-graduação, bolsistas, participantes de projetos com algum tipo de financiamento, frequentemente, conseguem obter alguma forma de auxílio em virtude das suas vinculações com projetos. Outros estudantes ficavam sem amparo. Nesse sentido, pois, a UFPel não possuía uma forma prevista para financiamento dessas solicitações individuais ou coletivas de estudantes de graduação.

Até o presente momento, não havia, então, uma política criteriosa da Universidade para atender às inúmeras solicitações e demandas que costumam chegar cotidianamente. Algumas eram atendidas, outras não, sem que ficassem transparentes os critérios adotados para concessão ou recusa a qualquer forma de auxílio.

Para minimizar este problema, a gestão atual da UFPel estará destinando um montante de R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais) para custear, até o final de 2013, esse tipo de demanda para estudantes de graduação. Para os próximos anos, oportunamente serão estabelecidos outros valores.

No entanto, há necessidade de que sejam estabelecidos critérios, os quais devem ser criados conjuntamente com os estudantes. Desta forma, estamos convidando os estudantes e suas entidades representativas para uma reunião nesta quarta-feira, dia 7 de agosto, às 18 horas, no auditório da Reitoria, a fim de dar início ao estabelecimento de critérios para a concessão deste tipo de auxílio.

Pelotas, 05 de agosto de 2013.

Prof. Mauro Burkert Del Pino

Publicado em 05/08/2013, na categoria Informes Acadêmicos.