Cooperação Internacional entre University of Wisconsin e UFPel

Imagem1 O professor Evandro Piva(D), da Faculdade de Odontologia, atualmente afastado para pós-doutoramento na University of Michigan (EUA), realizou recente visita à Universidade de Milwaukee, Wisconsin (EUA) onde participou de reunião com Douglas C. Stafford, Director of Milwaukee Institute for Drug Discovery (Esquerda) e Guilherme L. Indig, Department of Chemistry and Biochemistry, em função do interesse mútuo entre instituições para formalização de cooperação internacional.

Uma missão técnica dessa universidade americana pretende visitar a Universidade Federal de Pelotas até o final deste ano, visando conhecer as linhas de pesquisa existentes nos programas de pós-graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio), Odontologia (PPGO) e Ciência e engenharia de Materiais (PPGCEM) para possíveis cooperações internacionais entre os pesquisadores, especialmente para a área de caracterização de novos fármacos de ação antitumoral. A UFPel, através da PRRPG, está trabalhando para formalizar um convênio internacional que proporcionará interações acadêmicas, científicas e tecnológicas entre as instituições.

A expertise daquela universidade estrangeira no desenvolvimento, proteção industrial e licenciamento de produtos médicos e novos fármacos para o setor empresarial pode ser identificada pela sua experiência na condução de projetos que envolvem desde a fase pré-clinica até a fase clínica de pesquisa de novos medicamentos. Por sua vez, a UFPel poderá contribuir na área de investigação de produtos e princípios ativos da biodiversidade brasileira, área que já conta com significativo número de depósito de patentes no INPI por intermédio da Coordenação de Inovação Tecnológica da UFPel. Além dos Programas de Pós-graduação já citados (PPGBBio, PPGO e PPGCEM), outros grupos de pesquisa também poderão ser beneficiados com o estabelecimento desta cooperação internacional. A universidade de Wisconsin conta com boa estrutura administrativa de suporte a alunos de intercâmbio que eventualmente participarão de projetos no âmbito da cooperação entre universidades.

Publicado em 01/08/2013, na categoria Notícias.