Evento debate a cadeia produtiva de bovinos de corte
Ocorreu na terça feira(18), mais uma rodada do “Projeto Mãos Dadas Pelo Ensino – Rodada de Difusão Empresarial em Veterinária”. O evento reuniu mais de 80 participantes dos segmentos da produção, indústria, fornecedores de insumos para a pecuária, entidades de gestão do agronegócios, técnicos, estudantes de veterinária, agronomia e zootecnia da UFPel, além de comerciantes e consumidores. Segundo Ana Paula Vogg, coordenadora acadêmica do Projeto Mãos Dadas Pelo Ensino, “foi um sucesso de público e de resultados pelo entusiasmo e impacto que produziu nos participantes”.
Gabriel Fernandes, Administrador da Estância Santa Maria, representando os produtores de bovinos de corte, salientou os esforços tecnológicos e de investimentos no sentido de atender às expectativas da indústria e dos consumidores, tratando a pecuária como negócio rentável. Estes esforços têm promovido melhorias de acabamento das carcaças e favorecem a expressão da qualidade genética dos rebanhos na busca de marcadores de precocidade no acabamento, maciez e marmoreio da carne.
Na visão de Juliano Bolzoni, Gestor de Agronegócios do SEBRAE-SUL, moderador da mesa de discussões, “a rodada colocou na mesa três importantes elos da Cadeia Produtiva da Carne, que reforçaram as ações estratégicas que as entidades como o SEBRAE estão trabalhando para melhoria de resultados, disponibilizando melhor qualidade, constância de abastecimento, satisfação dos clientes com maior rentabilidade e sustentabilidade do sistema produtivo”. A indústria, através de Diego Brasil, gerente de Fomento do Frigorífico Marfrig, ressaltou as peculiaridades da qualidade da carne gaúcha, que destaca o Estado como fornecedor de carnes especiais com maior agregação de valor e atendimento de mercados diferenciados nacionais e internacionais.
Na visão de Roberto Grecellé, coordenador de Carteira Setorial da Bovinocultura de Corte do SEBRAE, o setor tem evoluído muito comparado com outros estados, porém são necessárias muitas estratégias de marketing para mudar erros culturais de conceitos de produto e promover difusão do conceito de qualidade no mercado.