Início do conteúdo

Projeto Memória e Reflexão promove evento sobre os 40 anos do Golpe militar e a Operação Condor

A Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, com apoio do Consulado do Uruguay em Pelotas  e restaurante Mercado Del Puerto, promove no próximo dia 28 de junho, o evento Uruguay – 40 años del Golpe Militar y La Operación Condor. O evento, que tem entrada franca, é o primeiro encontro do projeto Memória & Reflexão. O evento será realizado às 19h, no Auditório da Faculdade de Direito da UFPel.

Atuarão como debatedores Lilian Celiberti, José Mitchell e Renato Della Vechia. A mediação será do professor Luis Rubira.

Jose Mitchell foi o primeiro jornalista a denunciar no Brasil e no exterior o sequestro dos uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Diaz, em Porto Alegre, em 1978. Foi uma ação típica da Operação Condor, o plano das ditaduras militares da América do Sul para o sequestro, tortura e morte de refugiados políticos em outros países. Escreveu mais de mil matérias sobre o caso. Há dois anos comprovou o comando da operação pelo SNI (Serviço Nacional de Informações), com participação do exército, Polícia Federal e Secretaria de Segurança. 

Carioca, formou-se em jornalismo pela UFRGS e trabalhou no jornal Diário de Notícias, rádio Universidade e Zero Hora. Foi repórter do jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, o mais importante jornal brasileiro da época, onde trabalhou 30 anos. Depois, por mais de 10 anos, ficou na RBS TV, como pauteiro do RBS Notícias, Jornal do Almoço e Bom Dia Rio Grande. Entre os vários prêmios que ganhou está o primeiro lugar no concurso nacional de investigação jornalística com um caderno de oito páginas sobre irregularidades, mordomias e privilégios no Poder Judiciário. 

 

Publicado em 19/06/2013, na categoria Notícias.