Coordenadora da Rede de Museus da UFRGS relata experiências

dsc003581.JPG A diretora do Museu da UFRGS – Claúdia Aristimunha, esteve em Pelotas, na sexta-feira (7) para relatar experiências da implantação da Rede de Museus e Acervos Museológicos (REMAM), órgão do qual é coordenadora. Estiveram presentes representantes do Núcleo de Museus, professores, técnico-administrativos da Prec e alunos da UFPel.

Cláudia apresentou o histórico da rede, falando sobre a idéia principal do projeto que era fazer uma reunião articulada entre os espaços coletivos de memória da universidade e espaços que abriguem bens culturais tangíveis e intangíveis numa relação de cooperação e de solidariedade.

Dentre algumas das ações realizadas pela REMAM estão:

– Capacitação de servidores técnico-administrativos, mostrando a história da universidade, com o objetivo de fazer os indivíduos se sentirem integrados à instituição;

– Projeto Lugares da Memória que colhe depoimentos de pessoas da comunidade da UFRGS, os relatos reforçam os laços estabelecidos e a importância da instituição na vida de alunos, ex-alunos, professores e técnicos aposentados ou ativos, valorizando a memória da universidade;

– Oficina Preservando Memórias que consiste em dar dicas para preservação de documentos, fotos e outros materiais;

– Assessoria técnica oferecida para suprir demandas apresentadas por membros da rede;

– Reuniões nos locais onde os acervos estão localizados, promovendo uma maior interação entre os membros nos diversos espaços museias da universidade;

A oficialização do projeto aconteceu no dia 08/05/12, em uma solenidade no Salão Nobre da Reitoria da UFRGS, com a participação do reitor Carlos Alexandre Netto, e diversas autoridades do segmento acadêmico e cultural de Porto Alegre e do Estado.

Participam da rede, como membros, atualmente, mais de 20 unidades acadêmicas e administrativas da UFRGS.

Publicado em 14/06/2013, na categoria Notícias.