Curso sobre Extensão Universitária promove troca de experiências entre instituições

dsc09521.JPG O compromisso de formação do estudante universitário como futuro profissional que seja capaz de atuar de forma diferenciada nas diversas situações de sua trajetória profissional e pessoal e com elevado compromisso social, leva as instituições de ensino superior, através de sua área de extensão universitária, a refletir sobre o importante papel de seus programas e a promover fóruns de avaliação de suas atividades extensionistas e da repercussão junto às comunidades envolvidas.

dsc09514.JPG Com esse objetivo e visando o intercâmbio de experiências com outras instituições, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPel) ofereceu a seus técnicos a oportunidade de participar do “Curso de Formação em Avaliação da Extensão Universitária”. O evento, realizado de 22 a 24 de maio, foi organizado pelo Núcleo de Avaliação Controle Estatístico (NACE), órgão ligado à PREC, em parceria com as Pró-Reitorias de Extensão da Furg, IF-Sul e Unipampa.

dsc09518.JPG Além das instituições parceiras do evento, também se fizeram presentes no curso as Pró-Reitorias de Extensão da UCPel, UFRGS e UFSC. O curso, que contou com 50 participantes, incluindo as instituições convidadas, foi ministrado por integrantes da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão (CPAES), instância técnica do FORPROEX: professora Maria das Dores Pimentel Nogueira, pró-reitora de Extensão Adjunta da UFMG; professor Fernando Meirelles, da UFRGS; e professora Miriam Pontello, também da UFMG.

dsc09512.JPG Os organizadores do evento salientam que a realização do curso foi muito importante para a capacitação das pró-reitorias de Extensão, na implementação de uma avaliação efetiva das ações da extensão, além de possibilitar a troca de experiências sobre o que é feito em termos de avaliação da extensão em cada instituição. Outro aspecto, que fortalece o saldo positivo do evento foi o vínculo que se estabeleceu entre as pró-reitorias das IFES do Sul do estado, que entenderam ser importante manter uma rede de discussão sobre essa e outras temáticas referentes à Extensão.

Publicado em 28/05/2013, na categoria Notícias.