Reitoria discute Assistência com Movimento Estudantil Unificado

dsc09593.JPG dsc09592.JPG A Reitoria da UFPel discutiu, na tarde desta segunda-feira (27), temas ligados à assistência estudantil na Universidade com grupo de integrantes do Movimento Estudantil Unificado (MEU). O grupo realizou manifestação pelos principais campi da região do Porto e depois manteve a audiência com o reitor Mauro Del Pino e pró-reitores da Instituição.

Os estudantes foram recebidos, no auditório da Reitoria, pelo reitor e pelos pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, de Administração, Antônio Carlos Cleff, de Infraestrutura, Gilson Porciúncula, e de Assuntos Estudantis, Rosane Brandão.

Após saudar a unificação do movimento estudantil em torno de um tema tão importante quanto a assistência Estudantil, o reitor disse que o assunto é ponto crucial tanto do programa de gestão quanto da própria administração da Universidade.

Del Pino lembrou que o programa para esta área foi concebido com a comunidade e alicerçado nas políticas do Governo Federal, sempre levando em conta princípios como a cultura democrática, o diálogo, a transparência e a gestão compartilhada. “Assim pretendemos instituir uma nova cultura na UFPel”, afirmou.

O reitor recordou que a atual gestão herdou um restaurante universitário e uma casa do estudante com muitos problemas, mas que já estão equalizando estas questões. Quanto à construção da nova Casa do Estudante, o que foi recebido da gestão anterior foi apenas um ante-projeto. Na recente viagem à Brasília, a UFPel apresentou ao MEC somente os projetos que já estavam prontos.

O UFPel pleiteou no MEC, contou o reitor, recursos na ordem de R$ 77 milhões para atender às necessidades de prover moradia para 1,5 mil acadêmicos, dez por cento da comunidade de alunos da Universidade. A ideia da instituição é usar o novo formato de licitação que é o RDC, Regime Diferenciado de Contratação, mais rápido que o tradicional, tanto para licitar o projeto quanto a obra da nova Casa. Há ainda a possibilidade do projeto da Casa ser feito na própria Instituição.

E neste sentido, e por sugestão do Movimento Estudantil Unificado, será avaliada a possibilidade de uso de um projeto para a Casa que foi um Trabalho de Conclusão de Curso feito na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. O projeto será apresentado e discutido em nova reunião com os estudantes, que ocorre às 18h30min desta terça-feira (28), na Reitoria.

RU
A Reitoria está encaminhando a licitação para contratar os serviços que possibilitarão a gestão de realizar o programa de campanha para o Restaurante Universitário, que compreende a refeição ao preço de R$ 2,00 e a implantação de cardápios vegetarianos e veganos. Ao mesmo tempo, a Instituição busca outras alternativas de localização para o Restaurante, já que o prédio da rua 15 de novembro não está sendo o ideal para este fim.

Publicado em 27/05/2013, na categoria Notícias.