Cristal busca apoio da UFPel a projetos do município

dsc09582.JPG Mesmo não integrando a Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul), com a qual a nova gestão administrativa da UFPel já estabeleceu um convênio ‘guarda-chuva’, visando o estabelecimento de eventuais parcerias, o município de Cristal manifesta o interesse de receber o apoio da Universidade em ações pontuais da comunidade. Por questões geográficas, Cristal integra a região Centro-Sul, embora em áreas como a de Educação, continue vinculado à região Sul do Estado.

Em visita ao reitor Mauro Del Pino, na manhã desta segunda-feira(27), a prefeita Fábia Almeida Richter, que é enfermeira, disse que sua administração está buscando alternativas para desenvolver o município e descreveu as principais demandas, para as quais espera estabelecer parcerias com a UFPel.

Fábia Richter falou sobre as potencialidades turísticas de Cristal, ainda pouco exploradas (especialmente o turismo rural e o turismo de aventura), sobre a vocação para a exploração de areia e a intenção de organizar o distrito industrial do município. “Há necessidade de se fazer um inventário sobre todo esse potencial”, enfatizou a prefeita.

Os eventuais convênios poderão suprir deficiências na área social e assistencial, com projetos nos campos da medicina, enfermagem e nutrição. Na área de turismo, arquitetura e engenharia, há carências técnicas para a montagem de projetos. Na área de veterinária e zoonoses, há o interesse de incrementar a bacia leiteira e construir uma estrutura para castração de cães errantes. Além disso, o município sonha em sediar um polo de educação a distância.

De sua parte, o reitor da UFPel disse que contribuir para o desenvolvimento sustentável dos municípios da região faz parte do compromisso social da Universidade e que resume a política da atual gestão.

O encontro teve a participação dos secretários de Planejamento, Sandro Dias, e de Administração, Fábio Abbud. Pela UFPel, integraram também a reunião o assessor de gabinete do vice-reitor, Carlos Campani, e o coordenador de Relações Interinstitucionais, Hemerson Pase, que deu ênfase ao grande potencial da Universidade em termos de capital humano, que poderá ser disponibilizado nas ações de parceria com os municípios.

Pase sugeriu o encaminhamento sistematizado das demandas, que, posteriormente, deverão ser discutidas tematicamente com as unidades envolvidas.

Publicado em 27/05/2013, na categoria Notícias.