Conselho Universitário aprova novo Organograma da Administração Central

dsc09527-1.jpg O Conselho Universitário (Consun) aprovou, em sessão realizada nesta quinta-feira (23), o novo Organograma da Administração Central da UFPel. Com a nova estrutura, a Administração ganha condições de realizar as ações planejadas e de trabalhar conforme o que foi desenhado antes de assumir a gestão da Universidade. A estrutura não cria novos cargos de CDs e de FGs e se utiliza apenas dos já disponíveis na Instituição.

A proposta foi aprovada em bloco pelo Conselho, com destaques, que foram os pontos grifados pela Comissão de Legislação e Normas do Consun como itens que necessitarão de alterações regimentais para serem implantados.

Estes pontos serão votados em uma próxima reunião do Conselho. São eles a criação da Coordenação de Programas de Educação a Distância, as modificações nas funções de cada pró-reitoria, expressamente previstas no Regimento, e a transformação da Pró-Reitoria de Infraestrutura em Adjunta da Pró-Reitoria Administrativa.

Outros itens anotados pela Comissão de Legislação e Normas serão mantidos como estão, como a não vinculação da Secretaria dos Conselhos, da Gráfica e do Hospital Escola aos Gabinetes da Reitoria ou da Vice-Reitoria, permanecendo estes dois últimos como órgãos auxiliares.

Entre as novidades da estrutura estão o Núcleo Geral de Laboratórios, a Coordenação de Processos Participativos, a separação do atual CGIC em Coordenação de Tecnologia da Informação e Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso, a Coordenação de Relações Institucionais, a Coordenação de Relações Internacionais, atual Dipi, a Coordenação de Bibliotecas e a Ouvidoria da UFPel.

Confira toda a nova estrutura, ainda com os destaques que serão apreciados pelo Consun, no arquivo  estrutura-administrativa-ufpel-2013-2016-versao-2013-05-08.pdf.

Diagnóstico
Durante o período de informes da sessão do Consun desta quinta, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, apresentou o Diagnóstico da UFPel mostrado ao MEC durante a visita dos técnicos do Ministério à Universidade, em abril.

O trabalho tem como um dos pontos principais as questões envolvendo a área física, cujo foco é a qualidade do ensino de graduação. A falta do uso acadêmico dos 14 imóveis adquiridos pela UFPel entre 2007 e 2012, num custo de quase R$ 12 milhões, fez com que a Universidade atingisse o número de 58 prédios alugados, locais que abrigam sete mil alunos, que resultam numa despesa que beira os R$ 7 milhões por ano.

A apresentação abordou ainda o déficit orçamentário e as estratégias de ação no âmbito da UFPel e do MEC para resolver este problema. As obras, projetos de obras, reformas e manutenções também são tratados no diagnóstico.

dsc09546-1.jpg Para o reitor Mauro Del Pino, o diagnóstico é um olhar apurado sobre a Universidade que serve de instrumento para a busca de recursos no MEC. “Com ele, temos clareza do que é a UFPel hoje”, afirmou. Em recente visita ao MEC, em Brasília, comitiva liderada pelo reitor levou projetos de obras e reformas e agora aguarda pela liberação dos recursos. Confira no arquivo situacao-ufpel.ppt  a apresentação atualizada feita pela UFPel ao MEC sobre a situação da Universidade.

Reposição
Todas as unidades acadêmicas que perderam servidores técnico-administrativos em função de realocação feita no começo do ano terão estas vagas repostas através da destinação de servidores aprovados no último concurso realizado na Universidade. A informação foi dada pelo reitor, durante os informes da sessão do Consun. Del Pino disse também que a proposta de Constituinte Universitária deverá ser um dos pontos de pauta da próxima reunião do Conselho.

Novos cursos
O Conselho aprovou as criações dos novos cursos de pós-graduação Lato Sensu em Produção Industrial Madeireira, do Centro das Engenharias, e de Gestão Estratégica de Negócios, da Faculdade de Administração e Turismo. Foi aprovada também a volta do curso de Zootecnia para a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. O curso estava vinculado à Pró-Reitoria de Graduação. Aprovado ainda o Regimento do Centro de Engenharias.

Publicado em 26/05/2013, na categoria Notícias.