PPG em Física tem aula inaugural nesta quinta-feira(23)

imagem1.jpg Nesta quinta-feira(23), o Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Física) promoverá a sua aula inaugural do primeiro semestre de 2013. O seminário “Água, um líquido complexo” será apresentado pela professora Marcia Barbosa, às 10h30min, na sala 416 do prédio 13 do Departamento de Física, campus Capão do Leão.

Márcia Barbosa tem doutorado em Física pela UFRGS, com estágios pós-doutorais pelas Universidades de Maryland e Boston. É pesquisadora 1B do CNPq e membro titular do CA de Física e Astronomia desta agência. Atualmente exerce a função de Direção do Instituto de Física da UFRGS.

Na parte científica, atua na área de Física da Matéria Condensada, nos seguintes temas: suspensões coloidais iônicas, polieletrólitos e o estudo da água e suas anomalias. Além disto, tem atuado fortemente em questões de gênero na ciência, tendo sido premiada em 2009 com a Nicholson Medal dada pela American Physical Society (APS). Em 2013 a professora Marcia foi uma das laureadas no Prêmio L’oréal Unesco Prize on Women in Physical Science, em função dos seus trabalhos sobre a água e seu comportamento não usual, tema da sua aula inaugural no PPG-Física.

Na parte a tarde a visitante participará da banca de Mestrado do estudante Leonardo Pinheiro, orientado pelo professor Alexandre Diehl, do PPG-Física.

Publicado em 21/05/2013, na categoria Notícias.