Professor britânico ministrará Curso de Desenho Urbano

A UFPel, o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel e a Prefeitura Municipal de Pelotas estão promovendo em uma ação conjunta o I Curso de Desenho Urbano – Prática Projectual e Pesquisa na Cidade Real, que será ministrado pelo professor britânico Ian Bentley, de 20 a 24 de maio, em Pelotas, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel.

O professor Bentley, durante mais de 40 décadas, lecionou na Oxford Brookes University em Oxford, sendo um dos fundadores do curso de Desenho Urbano naquela universidade. Hoje é reconhecido como um dos maiores profissionais e pesquisadores internacionais na área de desenho urbano. A disciplina de desenho urbano passou a ser reconhecida mundialmente como tal a partir da década de 1980, com a publicação do livro ‘Responsible Environment’ de autoria do Professor, que marcou uma dicotomia entre o que é urbanismo, planejamento urbano e desenho urbano.

O professor vem a Pelotas para realizar o curso de desenho urbano tendo como objeto de estudo a zona portuária da cidade, também conhecida hoje como futura ‘cidade universitária’. O objetivo principal da vinda é desenvolver um curso focado em aulas teóricas abertas a um público maior e workshops (aberto a 40 pessoas), de modo que o resultado final seja uma proposta de redesenho da área para atender as necessidades de todos os grupos de usuários da região do Porto – universitários, residentes, comerciantes locais e futuros turistas.

O resultado final dos cinco dias de curso será o projeto de requalificação urbana e desenho urbano da área denominado como Cidade Universitária.

O curso será dividido em dois turnos, manhã e tarde. Pela manhã serão palestras com vagas livres, enquanto a tarde serão workshops de desenho urbano abertos para no máximo 40 pessoas. Haverá tradução simultânea.

As inscrições estão sendo feitas diretamente na Secretaria do PROGRAU, das 14h às 18h.

Endereço: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade Federal de Pelotas
Rua Benjamin Constant, n. 1359
Pelotas/ Rio Grande do Sul/ Brasil
Telefone: 53. 3284 55 11

Equipe de organização: Professores Adriana Portella (UFPel), Nirce Saffer Medvedoski (UFPel), Maurício Polidori (UFPel), Otávio Peres (UFPel), Sinval Xavier (FURG-Prefeitura), Secretária da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade, arquiteta e urbanista Josiane Almeida, e pelos arquitetos e urbanistas da Prefeitura Guto King e Carmen Vera Roig.

Publicado em 14/05/2013, na categoria Notícias.