Malg recebe exposição Grupo de Bagé

Será na quinta-feira, dia 16, às 19h, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, a abertura da exposição ‘Grupo de Bagé’. A mostra oferece aos visitantes 30 gravuras restauradas, referentes ao grupo que por volta de 1950 atuava como os coletivos de hoje. Restauraram-se cerca de 70 obras do acervo do Museu Gravura Brasileira de Bagé com patrocínio do Espaço da Maya, que estavam em estado precário.

O trabalho foi feito pela Restauratus, de Naida Corrêa, de Porto Alegre, com a consultoria da professora Andrea Bachettini sobre as técnicas de execução, procedimentos de restauro e acompanhamento das obras, realizado de forma a permitir que a história da gravura gaúcha permaneça e reconte aos visitantes de agora cenas típicas daquela época. A partir de uma visita feita pelo então diretor do Centro de Artes UFPel, professor Lauer Nunes, à mostra ‘GRUPO DE BAGÉ, Convergências Memórias Deslocamentos’, em 2011, vendo da qualidade e importância da mostra, foi proposto à chefe do MALG, professora, Raquel Santos Shwonke, trazer pelo menos parte das obras para Pelotas, para a qual propõem um espaço remodelado na museografia. Lauer escolheu a cor verde dos pampas gaúchos para as paredes que abrigarão as gravuras.

A coordenação geral do projeto e curadoria ficaram a cargo da professora Helena Kanaan, juntamente com as responsáveis pelo acervo em Bagé Carmen Barros e Maria Luiza Pêgas, da URCAMP. A SAMALG está apoiando o evento juntamente com o espaço Da Maya . No ano de 1986, Pelotas teve como professor convidado no Instituto de Letras e Artes um dos artistas componente do grupo. Danúbio Gonçalves formou a primeira turma com habilitação em gravura da faculdade, deixando ensinamentos para os que hoje são professores e ali atuam. A partir de agora a comunidade pelotense poderá conhecê-las e contemplá-las.

Coordenação Geral do Projeto e Curadoria:
UFPel – Profa. Drª. Helena Kanaan
Museu da Gravura Brasileira Profª. Carmen Barros / Profª Maria Luiza Pêgas

Idealização e Museografia:
Prof D.r Lauer Alves Nunes

Corpo Docente:
Profa. Ms. Raquel Santos Schwonke – Chefe do MALG/CA
Profª Drª. Andreia Bachettini

Corpo Técnico
:
Denoir da Silva Oliveira – MALG/CA
Acadêmicos do Bacharelado em Artes Visuais: bolsista
Théo Gomes
Associação dos Amigos do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
Ms. Clarice Rego Magalhães – Presidente da SAMALG

Apoio:
SaMALG

Realização:
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – Centro de Artes – UFPel
Museu da Gravura Brasileira URCAMP
Espaço da Maya

Publicado em 14/05/2013, na categoria Notícias.